Centro de Zoonoses de Anápolis passará a fazer castração de cães e gatos

Sala do órgão passará por breve reforma para poder realizar os procedimentos

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Ainda é grande o número de animais que são abandonados todos os dias nas ruas de Anápolis. Entre as justificativas principais estão a velhice, doenças e até mesmo a “má criação” dos bichinhos.

Como uma forma de diminuir esse índice, o Centro de Controle de Zoonoses de Anápolis passará por uma reforma do centro cirúrgico para castrar cães e gatos de famílias de baixa renda.

Em conversa com a reportagem do Portal 6 a gerente de Zoonoses de Anápolis Vera Lúcia disse que as obras pode ser concluída entre um e dois meses. O local será ampliado para oferecer melhor atendimento para os animais e às famílias.

“A castração vai ter um custo mínimo dos exames. Vamos fazer uma triagem para ver as famílias que mais precisam. Ainda não ficou definido como será a chamada, mas talvez o programa de castração também seja colocado no plano de Bolsa Família”, adiantou.

Ressalta Vera que a castração é apenas um detalhe para a ação, pois um dos maiores objetivos é conscientizar a população sobre a posse responsável.

“Os maiores problemas no Zoonoses hoje são as denuncias de cães abandonados e machucados. A quantidade de maus tratos é tão grande que tenho até vergonha de falar. Tem pessoas que até afogam o animal porque ele estava latindo. Não sabemos mais o que fazer. Esse projeto é para tentar diminuir esse problema. Tentar passar pra população a ideia de posse responsável é bem complicado porque muitos adquirem o animal e quando ele fica velho, joga na rua. Mas vamos tentar fazer o máximo que pudermos, porque é preciso ter responsabilidade para cuidar de um bichinho”, disse.

Após as castrações, os tutores também receberão dicas de como são os cuidados básicos de um animal.

“Vamos tentar atender primeiro por bairros e os donos vão ter tipo uma palestra de como cuidar do animal depois da cirurgia, como cuidar de doenças, quais as vacinas eles precisam receber e como tratar melhor os animais. O nosso desejo é não só diminuir a quantidade de animais na rua, mas também orientar para que eles sejam bem cuidados em casa”, frisou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade