Alunos do Telecentro de Joanápolis receberão certificados na Festa do Milho

Além de disponibilizar acesso livre de internet, atual gestão implantou o projeto específico para a inclusão digital de idosos

Da Redação Da Redação -

Neste sábado (18), a partir das 11h, será a entrega de certificados dos concluintes do curso de Inclusão Digital do Telecentro de Joanápolis. A solenidade ocorre durante as atividades, que serão realizados pela Prefeitura de Anápolis durante a Festa do Milho.

O Distrito de Joanápolis, assim como Interlândia e Souzânia, disponibilizam internet gratuita à população, por meio dos telecentros instalados junto às subprefeituras e das praças digitais. Somado a isto, durante todo o ano, são realizadas oficinas, palestras e cursos de Educação Digital, pois a administração entende que mais do que ter acesso as novas tecnologias é preciso capacitar os usuários.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Governo e RH, Márcio Cândido, o último distrito que ainda não conta com o telecentro é Goialândia, e anuncia que os computadores já foram doados pela Caixa Econômica Federal e a reforma do espaço, ao lado do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, já está concluída. “Dentro de pouco tempo estaremos entregando mais este benefício à população, que precisa acessar a internet para fazer trabalhos escolares, atividades profissionais, se capacitar, participar de oficinas. Será um avanço”, aposta.

Os telecentros dos distritos compõem a rede coordenada pela Diretoria de Ações Governamentais da Secretaria de Governo e RH, que é constituída de mais cinco espaços, o Telecentro da Praça Americano do Brasil, Qualificar (coordenado juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Social), São Lourenço, Jardim Alvorada e Bairro de Lourdes. Juntos, estes telecentros atenderam cerca de 500 pessoas de abril a outubro deste ano, apenas com atividades de Educação Digital.

Além de disponibilizar o acesso livre, o que já era realizado anteriormente pelos telecentros, a atual gestão implantou o projeto ‘ConectivIDADE’, específico para a inclusão digital de idosos. “As atividades têm sido realizadas em dois horários e as turmas estão lotadas, tanto no Telecentro da Praça Americano do Brasil, quanto do Jardim Alvorada. A nossa expectativa é iniciar este projeto nos outros telecentros também”, informa a diretora Letícia Jury.

O ‘PreparaTEC’ também foi lançado neste ano, em que o Telecentro da Praça Americano do Brasil, coordenado pelo professor Alessandro Barbosa, desenvolveu uma apostila própria para o Concurso da Câmara Municipal de Anápolis na área de Informática. Mais de 60 pessoas participaram do projeto, que já tem data para acontecer em 2018, de 8 de janeiro a 2 de fevereiro no período matutino e vespertino, voltado para o Concurso da Saneago.

Outra novidade, segundo a diretora Letícia Jury, foram os cursos de inglês, com ampla utilização das novas tecnologias, que de forma interativa, oportunizou a população de baixo poder aquisitivo, que muitas vezes não têm condições de pagar um curso particular, a ter contato com o idioma e utilizando ferramentas gratuitas da internet. A professora Ana Carolina Bandeira Veiga, formada em Relações Internacionais, ministrou as oficinas no Telecentro Qualificar, na Praça Americano do Brasil e no Jardim Alvorada. “Estamos construindo espaços de educação digital que promova, sobretudo a inclusão social”, destaca.

As informações são da Secretaria Municipal de Governo

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.