Portal 6

Moradores de Anápolis poderão receber alerta de desastres naturais pelo celular

Alertas serão enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil

Os anapolinos que quiserem receber receber avisos por SMS em caso de desastres naturais já podem se preparar. É que na próxima segunda-feira (15) o serviço fica disponível para Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O sistema não tem nenhum custo para o cidadão e  foi desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel.

A convocação para que os moradores participem do programa será feita pela seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Ao fim do cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de  inundações, alagamentos, temporais e perigo de deslizamentos de terra.

Os alertas serão enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil. Se o usuário desejar, será possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular.

Atualmente, cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão. A expectativa da Anatel é que até março todos os brasileiros tenham acesso ao sistema.

Quer comentar?

Comentários