Um dia após condenação, PT lança Lula como pré-candidato à Presidência

"Não vi eles me acusarem de nenhum crime", garante petista, que teve pena ampliada de 9 para 12 anos

Rafaella Soares Rafaella Soares -
Luis Inácio Lula da Silva (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Um dia após ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Lula foi lançado como pré-candidato à Presidência pelo PT, nesta quinta-feira (25).

Lula foi condenado por unanimidade pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4)  a 12 anos e um mês de prisão, ampliando a pena de nove anos e seis meses aplicada anteriormente pelo juiz Sérgio Moro.

Na reunião da executiva, a senadora Gleisi Hoffman, atual presidente do PT, propôs a pré-candidatura do ex-presidente e afirmou que todos o apoiaram.

“Foi aprovada por unanimidade a pré-candidatura dele. Não temos plano B”, disse Gleisi ao G1.

Lula também esteve na reunião e relatou ter sido alvo de ‘cartel’ para que fosse impedido de concorrer às eleições.

“Sou de uma geração onde a honra vale muito. Eles tinham todas as condições de me desmoralizar. Tem que ter uma peça que diga o crime que eu cometi. Certamente o PT não gostaria de ter um candidato que tenha roubado. Mas não vi eles me acusarem de nenhum crime”, salientou.

Agora, o PT tem até o dia 15 de agosto para protocolar o pedido de candidatura e a Corte tem até o dia 17 de dezembro para dizer se aceitará ou rejeitará que Lula participe da corrida eleitoral.

 

Pré-candidatos

Além de Lula, outros 13 políticos já se lançaram como pré-candidatos à eleição de 2018, que são eles: Alvaro Dias (Podemos), Arthur Virgílio (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Cristovam Buarque (PPS), José Maria Eymael (PSDC), Fernando Collor (PTC), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo), Levy Fidelix (PRTB), Manuela D’Ávila (PC do B), Marina Silva (Rede) e Valéria Monteiro (PMN).

Outros nomes que também estão sendo cogitados para lançarem pré-candidatura são Aldo Rebelo (PSB), Beto Albuquerque (PSB), Henrique Meirelles (PSD), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Rodrigo Maia (DEM).

Até o momento, o PSOL o ainda não definiu quem será o pré-candidato, porém deverá divulgar o nome do escolhido até o mês de março.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade