Justiça goiana condena pai que estuprou e engravidou a filha por seis vezes

Abusos aconteceram por 12 anos e a vítima registrou tudo em um diário

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Quando tinha apenas 11 anos, Luísa* começou a ser estuprada pelo próprio pai, com quem teve quatro filhos ao longo da adolescência e início da vida adulta. O contexto familiar de extrema pobreza e baixa instrução escolar contribuiu para formar uma atmosfera de medo em torno da figura paterna, encarada como única provedora do lar.

Após mais de uma década de abusos silenciados, a jovem conseguiu se desvencilhar e, enfim, denunciar às autoridades. Como resultado, seu genitor – hoje com 52 anos – foi preso e julgado, tendo recebido pena de 125 anos, 8 meses e 27 dias de reclusão. A mãe, que foi omissa quanto às relações sexuais incestuosas recorrentes, também, foi condenada a 46 anos, 7 meses e 15 dias.

Ambos terão, ainda, de pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais à vítima.

A sentença é do juiz Gustavo Braga Carvalho, da comarca de Itaberaí, a cerca de 115 quilômetros de Anápolis. Para a dosimetria penal, o magistrado observou a continuidade delitiva, sem, contudo, aplicá-la integralmente de forma genérica aos 12 anos de violência sexual vividos por Luísa, entre 2002 e 2014.

Para atingir o total de 125 anos de reclusão impostos ao agressor, foram somados quatro longos períodos de tempo de abusos sexuais, verificados por meio de depoimentos e de seis gestações da vítima, incluindo dois abortos espontâneos e exames de DNA que verificam a paternidade dos bebês de Luísa.

“A aplicação da continuidade delitiva, de forma genérica, neste caso, seria mais benéfica ao réu. Foi preferível ao caso a individualização das condutas autônomas empenhadas a fim de se resguardar o direito da vítima de exigir uma punição a um grau proporcional, determinado pela extensão de cada crime”, explicou o juiz.

Continuidade delitiva

Quando um réu comete um ou mais delitos da mesma espécie, repetidas vezes, – nas mesmas condições de tempo, lugar e modo de execução – configura-se crime continuado, conforme dispõe o artigo 71 do Código Penal. Dessa forma, aplica-se a pena mais grave, aumentada de um sexto a dois terços.

Apesar de os abusos ocorrerem por um longo período de tempo, houve algumas breves pausas temporais, como pode observar o Gustavo Carvalho, por meio dos depoimentos da vítima.

“Nota-se, de forma clara, períodos de cessação delitiva. Ali, com apoio no diário escrito pela jovem, onde ela especifica datas e, inclusive, os locais das agressões, torna-se passível a determinação mais precisa das séries de crimes praticados pelo réu no curso de tempo examinado separadamente”.

Para considerar que os períodos de abuso sexual apesar de ocorrerem em longo intervalo, sofreram interrupções temporais, o juiz analisou o início dos atos, em 2002, a série de abusos diários, sob violência e ameaças de morte até a primeira gravidez, em 2006, quando Luísa foi submetida à força a uma tentativa frustrada de aborto, por meio da ingestão de substâncias naturais que supostamente induziriam a menstruação. Até, praticamente a data próxima do parto, os estupros foram contínuos, seguiram após o resguardo, emendaram com uma segunda gravidez e perduraram até 2010. Após o nascimento do segundo filho, os abusos cessaram por alguns meses, mas voltaram a acontecer tempos depois, assim sucessivamente.

Dessa forma, Gustavo Braga Carvalho descreveu a conduta do acusado como “séries de crimes em concurso material entre si, pois, como já debatido, desempenhou várias condutas delitivas no fluxo de tempo, às vezes de forma continuada, outras de forma autônoma”.

Os quatro filhos de Luísa foram registrados por um amigo da família que sabia da real paternidade das crianças. Ele também foi condenado a oito anos de reclusão, no regime semiaberto, por assumir, falsamente, a paternidade dos bebês e, dessa forma, ajudar a encobrir o crime.

*Luísa é um nome fictício para preservar a identidade da vítima

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade