Enem 2018 já tem calendário definido pelo MEC

Quem faltou a prova no ano passado e não pagou a inscrição terá de se justificar

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -
Concurso público. (Foto: Divulgação)

Será publicado no dia 21 de março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

O Ministério da Educação (MEC) também definiu que as provas serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro e programou as inscrições para serem realizadas de 07 a 18 de maio deste ano.

Entre os dias 02 e 11 de abril, os participantes com direito à isenção que faltaram ao Enem 2017 deverão justificar a ausência para garantir a manutenção do benefício no Enem 2018.

Segundo a assessoria de imprensa do MEC, 29,9% dos inscritos não compareceram às provas em 2017. Esse número é ainda maior quando se considera os participantes que não pagaram a taxa de inscrição por terem direito à isenção.

Entre os participantes isentos por serem concluintes do Ensino Médio na rede pública, a taxa de ausência foi de 20,8%. A porcentagem sobe para 42,5% quando se observa o grupo de participantes liberados de pagar a inscrição por se adequarem à Lei e ao Decreto que regem a gratuidade.

Os 1.691.701 inscritos que não pagaram para fazer o Enem 2017 e não compareceram terão que justificar essa ausência se quiserem fazer o Enem 2018 sem pagar a inscrição.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.