Autores de violência doméstica em Anápolis terão de passar por ressocialização

Lançado nesta sexta-feira (16), programa já atende 30 homens na cidade

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Foi lançado na manha desta sexta-feira (16) em Anápolis o Grupo Reflexivo para Autores de Violência Doméstica, um programa do Governo de Goiás que quer diminuir o índice de violência contra a mulher.

No projeto, os homens com histórico de violência são separados por grupos e participam de reuniões que utilizam de ferramentas da psicologia para ressocializá-los, de forma que possam conviver em paz com a família.

Cada grupo precisa passar por 15 encontros semanais, sendo que cada um deles tem duas horas de duração. Só em Anápolis, 30 homens já estão recebendo atendimento.

Os participantes são encaminhados ao Grupo Reflexivo como um dos requisitos das medidas protetivas. A condição para que eles não sejam presos é participar de todos os encontros.

Seguindo algumas determinações da Lei Maria da Penha, o programa está sendo desenvolvido no estado há poucos mais de dois anos. De acordo com a Secretaria Cidadã, dos 350 homens que já foram atendidos, apenas três voltaram a praticar atos violentos.

“O que se busca é auxiliar o autor do crime a resgatar as competências do diálogo, o qual, em algum momento, foi substituído pela violência”, explica a secretária Onaide Santillo.

O maior desafio das reuniões é conseguir quebrar o ciclo de violência no qual muitas famílias vivem e utilizar a psicoterapia é uma alternativa eficiente pois, segundo a Secretaria, muitos agressores reproduzem a mesma cultura de violência que viveram enquanto crianças.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade