Cemitério Parque ganha novo formato e ficará mais bonito e organizado

Além da questão estética, expectativas são de que vandalismo, furto e água parada em vasos de flores deixem ser um problema

Da Redação Da Redação -

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Anápolis já iniciou os trabalhos para adequar o Cemitério Parque, da região Sul da cidade, à resolução 335/2003 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A norma estabelece que todos os cemitérios do país com as denominações de ‘parque’ ou ‘jardim’ tenham um formato padrão com lápides nas sepulturas e áreas de jardinagens, deixando de lado as chamadas construções tumulares.

Júlio Meguerditchian, gerente administrativo de cemitérios, explica que a adequação à essa norma do Conama assegura muitos benefícios ao local.

“Podemos destacar que o cemitério ficará visualmente mais bonito e mais organizado. Além disso, vamos sanar alguns problemas como vandalismo, furto e até a eventual questão de água parada em vasos de flores”, diz.

Conforme o profissional, a mudança em curso está sendo aplicada na parte do Cemitério Parque que compreende o espaço a partir da quadra 64.

“Já definimos como será a parte de jardinagem. Depois que finalizarmos os sepultamentos na quadra 64, iremos fazer o plantio da grama e, posteriormente, identificar os túmulos com as lápides, que serão fornecidas pela Prefeitura, mas, caso a família queira, pode ela mesma fazer a lápide, desde que obedeça a determinação do Conama”, finaliza Meguerditchian, lembrando que a  área total do cemitério é de dois alqueires.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Vinícius Alves, os sepultamentos no novo formato já são feitos desde a publicação do decreto no Diário Oficial do Município.

“Posso dizer que vai ficar humanizado, sem construções de mausoléus [túmulos] e, esteticamente, ficará mais bonito. Vamos ter o padrão de cemitério parque”, reitera.

O secretário destaca ainda a necessidade de se cumprir a Lei que, até agora, era ignorada.

“Os túmulos antigos continuam do mesmo jeito, mas os novos sepultamentos serão feitos de acordo com o que determina a Lei”, conclui.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade