Projeto quer priorizar exames para pacientes de Anápolis com suspeita de câncer

Se aprovado, hospitais públicos da cidade terão prazo de, no máximo, dez dias para atendê-los

Rafaella Soares Rafaella Soares -
Elinner Rosa, ex-vereadora e atual secretária de Saúde. (Foto: Arquivo/Portal 6)

Tramita na Câmara Municipal o projeto de Lei da vereadora Elinner Rosa (PMDB), que quer priorizar a realização de exames de imagem aos pacientes com suspeita de câncer.

Se aprovado, basta que esses pacientes apresentem um pedido médico e os hospitais públicos da cidade terão prazo de, no máximo, dez dias para executar os exames.

Entre eles está radiografias, mamografias, tomografias, ressonâncias magnéticas, densitometrias, cintilografias ósseas, ou qualquer outro teste que sirva para diagnosticar a doença e seja disponibilizado pelo SUS.

Em justificativa no texto, a parlamentar explica que a matéria quer solucionar a dificuldade que muitas pessoas tem em conseguir marcar o exame e, em consequência, acabam iniciando o tratamento mais tarde.

“Além de proporcionar maior chance de cura ao paciente, acaba por ter função redutora de custos operacionais ao próprio município. Isto porque se o tratamento da neoplasia maligna ocorre de forma precoce e certamente de forma mais eficiente, outros tratamentos serão cada vez menos necessários, reduzindo, assim, estas despesas, no âmbito municipal”, acrescentou.

O projeto de Lei na íntegra pode ser lido aqui.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade