Sem previsões para pagamento de 13° do Bolsa Família, governo Bolsonaro falha na promessa
Umas das promessas de campanha do atual presidente, Jair Bolsonaro, foi a proposta do 13° salário para o Bolsa Família, e o juramento chegou a ser incluído nas metas de 100 dias do governo. Acontece que o plano só aconteceu no ano de 2019.
Para 2020 não há previsões para o pagamento do bônus, segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes.
A Medida Provisória 898, que refere ao benefício, só o assegurou para o ano anterior, apesar de Bolsonaro confirmar que se trataria de um pagamento anual garantido.
Uma comissão no Congresso conseguiu aprovar mudanças na Medida Provisória para efetivar o pagamento de forma permanente. Mas a MP e todas as alterações aprovadas perderam validade em março deste ano porque não foram votadas no tempo estimado pela Câmara e pelo Senado.
Para que a promessa pudesse continuar em vigor, seria necessária uma nova MP ou um novo Projeto de Lei, aprovado pelo Congresso. Mas diante da situação atual do governo, não há previsão de possíveis movimentações a favor do abono natalino.
Décimo terceiro em 2019
A décima terceira parcela do Bolsa Família (destinadas às pessoas de baixa renda ou em situações de extrema pobreza), foi paga para mais de 13,1 milhões de famílias no mês de dezembro, custando cerca de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos.








