Hospital Espirita de Psiquiatria de Anápolis perde permissão para atender pelo SUS

Unidade não passou na avaliação de órgão vinculado ao Ministério da Saúde e está para inabilitada de receber recursos públicos

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A situação do Hospital Espirita de Psiquiatria de Anápolis, que já não era boa devido ao caos financeiro e administrativo por qual passa, tende a ficar pior com a determinação de descredenciamento do SUS dada pelo Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares (PNASH)/Psiquitria. A unidade não passou na avaliação e, por isso, fica inabilitada para receber recursos públicos.

A determinação pelo descredenciamento ocorreu no mês de novembro com a publicação da Portaria nº 1727, da Secretaria de Atenção à Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde.

Conforme o texto, “o gestor de saúde municipal e/ou estadual deverá adotar as providências necessárias para a suspensão de novas internações no hospital que não alcançou os índices mínimos aferidos pelo PNASH, bem como a efetivação do processo de desinstitucionalização e de substituição do modelo de atenção, com base nas diretrizes e pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial”

A reportagem do Portal 6 tentou contato com a direção do hospital, mas não obteve sucesso.

Questionado se teve ciência da portaria do SAS, o ex-secretario municipal de saúde, Luiz Carlos Teixeira, disse ao Portal 6 que conheceu o documento somente em dezembro e não tomou nenhuma atitude porque não chegou a ser notificado até entregar o cargo, no dia 30.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) não soube dizer se a Prefeitura de Anápolis já recebeu a notificação para o descredenciamento e informou apenas que a secretária Luzia Cordeiro se reunirá com a direção do Hospital Espírita de Psiquiatria na próxima quarta-feira (18) para tratar sobre o assunto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade