Gerência da Caixa monta esquema especial para pagamento do FGTS em Anápolis

Beneficio ficará disponível até 31 julho e deve injetar quase R$ 11 bilhões na economia do país

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Nesta sexta-feira(12) será liberado pela Caixa Econômica Federal o terceiro lote de pagamento das contas inativas do FGTS. Desta vez, poderão realizar os saques as pessoas nascidas nos meses de junho, julho e agosto. O beneficio ficará disponível até 31 julho e deve injetar quase R$ 11 bilhões na economia do país.

Em Anápolis, para evitar filas e não comprometer o funcionamento regular do banco, foi montado um esquema especial de funcionamento nas agências exclusivamente à essa demanda.

Em conversa com o Portal 6, o gerente regional da Caixa, Romy Maktub Conde de Deus. Segundo ele, é muito importante que os beneficiários se dirijam ao banco nos horários de atendimento reservados ao pagamento do FGTS.

Portal 6 – Em Anápolis como a Caixa está organizada para o pagamento do FGTS? 

Romy Maktub – A partir de sexta-feira (12) vamos abrir duas horas antes do atendimento normal para o público que vai receber o FGTS.  No sábado estaremos abertos também, das 09h as 15h, especialmente para atender esse público. Toda a equipe de atendimento está preparada para a gente tentar dar o atendimento mais confortável com o menor espaço de tempo. A gente tem feito várias reuniões nesse sentido e eu considero que hoje a equipe está muito melhor preparada que nos outros dois calendários. Na segunda-feira (15) e terça-feira (16) começará o atendimento duas horas antes para o público do FGTS.

Portal 6 – Caso as pessoas venham no horário comum também será feito o atendimento ou apenas durantes esses horários especiais?

Romy Maktub – Sim, podem vir. [Mas] nós pedimos que venham no horário especial para o atendimento melhor ser melhor, mais qualificado, mais rápido.

Portal 6 – O FGTS está liberado para qual tipo de trabalhador?

Romy Maktub – As pessoas que estão habilitadas, que tem direito com a medida provisória 763, são aqueles trabalhadores que pediram demissão e que foram demitidos por justa causa em contratos encerrados até 31 de dezembro de 2015.

Portal 6 – Todas as agências funcionarão para ao pagamento do FGTS Inativo?

Romy Maktub – No sábado (13), apenas cinco unidades vão funcionar. A do Centro (ao lado dos Correios), a agência centro-oeste, na Avenida Brasil Norte (ao lado do viaduto Nelson Mandela), a agência Mozart Soares, na Brasil Sul (ao lado do hospital Municipal), a agência Araguaia, na Avenida Minas Gerais, no Bairro Jundiaí, e a agência Jaiara ao lado do shopping Jaiara. O expediente das 09h às 15h para atender exclusivamente o pessoal que nasceu em junho, julho e agosto.

Romy Maktub Conde de Deus, gerente regional da Caixa em Anápolis. (Foto: Marina Guimarães)

Portal 6 –  A Caixa está fazendo um esforço especial além desse horário de atendimento ou a preocupação de vocês agora é mais essa parte de fazer esses atendimentos especiais?

Romy Maktub – O esforço da Caixa é pagar 100% do que o público tem direito. Então temos feito de tudo, preparando as equipes, atendendo em horários especiais, aprimorando e otimizando os sistemas, enfim, disponibilizando caminhos para que a pessoa possa se informar que é 0800 726 2017 e no site da caixa no banner FGTS Inativo. Então antes de ele vir, ele pode se informar para ver se ele tem direito e se ele tem saldo. Ele pode olhar também pelo aplicativo, basta baixar o app que colocando o número do PIS ele vai conseguir visualizar se tem ou não tem direito.

Portal 6 – A liberação do FGTS Inativo pelo Governo Federal servirá apenas para reaquecer a economia? 

Romy Maktub – Esse dinheiro é do trabalhador. Então foi uma medida importante e vai sim aquecer a economia. As pessoas vão poder pagar as contas, fazer compras, ou seja, tudo que é bom para o trabalhador é importante.

Portal 6 – A Caixa espera uma diminuição no número de empréstimos e financiamentos, que eram bancados usando os recursos do FGTS?

Romy Maktub – Não, não vai interferir porque o recurso que vem para a Caixa para empréstimos, eles já estão antecipadamente divulgados e preparados, ou seja, existe um fundo que é recolhido todos os meses pelas empresas que é o do trabalhador e existe uma parte reservada para empréstimo e essa parte que está sendo liberada agora é a do trabalhador, que ele pode sacar nos três anos de inatividade. Então, não vai atrapalhar em nada os recursos para habitação ou para outro tipo de financiamento.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.