Com 112 anos, homem mais velho do Brasil ganha título de cidadão anapolino

É ex-servente de pedreiro, mora no bairro Filostro desde 1975 e se emocionou ao receber a condecoração

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Na última sexta-feira (26) Adão Virgínio de Souza, de 112 anos, recebeu da Câmara Municipal de Anápolis o título de cidadão anapolino. O idoso é, segundo a própria Câmara, o homem mais velho do Brasil.

Do Piauí, Adão veio para Anápolis em 1972 e reside na região do Conjunto Filostro Machado. A iniciativa de condecorar o nordestino partiu do vereador Lélio Alvarenga (PSC).

O parlamentar conta  que conheceu Adão através de um padre do bairro.

“[Ele] é um homem mais que especial para a cidade. É uma joia rara. Não é todo dia que encontramos uma pessoa com essa idade, com essa força, vitalidade e lucidez, mesmo com tantas dificuldades de vida. Este foi um dia de fortes emoções. É um motivo de muita alegria. Este título é mais que merecido”, disse.

Presidente do legislativo local, Amilton Filho (SD) disse que deu agilidade na tramitação da proposta ao conhecer a história do piauiense.

“Quando os parlamentares conheceram a história de vida do senhor Adão, fizeram questão de apressar o processo de concessão do título, e aprovaram a entrega por unanimidade. Ele é um ícone para a cidade, com grande história de vida. Vamos repercutir a história dele de maneira positiva e reconhecer essa personalidade, que é muito bem quisto por todos que convivem com ele”, contou.

Na solenidade estavam familiares e amigos de Adão, que fez questão de ficar em pé para receber o documento.

Adão Virgínio de Souza, o homem mais velho do Brasil. (Foto: Ismael Vieira)

Trajetória

Natural de Urucuí (PI), Adão  Vírginio de Souza nasceu em 28 de março de 1905 e sustentou os seis filhos trabalhando como  agricultor e servente de pedreiro.

Viveu a infância e adolescência em Loureto, no Maranhão. Antes de vir para Anápolis, em 1975, ele passou por Gurupi e Formoso do Araguaia.

Atualmente aposentado, ele 23 netos, 20 bisnetos e 2 tataranetos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade