Juíza faz Justiça pagar dívida de pai que largou tudo para cuidar do filho

Ele corria o risco de perder a casa em que morava com a família por conta de uma dívida com a Caixa

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Mais um caso emocionante está repercutindo nas redes sociais. Dessa vez a história é de uma juíza de Curitiba (PR) que perdoou a dívida de um pai que largou o emprego para cuidar do filho portador de uma doença rara.

Adolfo Guide é formado em engenharia mecânica, mas deixou a área em 2001, quando descobriu que o filho, Vitor Guide, tinha Gangliosidose Gm2, uma doença caracterizada pela falta de enzimas fundamentais para a reposição das células do cérebro.

(Foto: Captura / Programa Via Legal)

Ao tentar buscar tratamentos eficientes para Vitor, ele acumulou dívidas com a Caixa Econômica Federal, referente ao imóvel que mora com a família.

Com a saúde do filho mais controlada, Adolfo tentou voltar para o mercado de trabalho mas não encontrou nenhuma oportunidade. Por isso, criou uma oficina mecânica na garagem de casa.

Com medo de perder o imóvel, o idoso entrou com uma ação na Justiça Federal para justificar a ausência de pagamento.

Sensibilizada com a história, a juíza Anne Karina da Costa, titular da Vara do Sistema Financeiro de Habitação de Curitiba, negociou a dívida  com o banco, que foi fechada em R$ 48, 5 mil. O valor foi pago com os valores das penas pecuniárias (multas pagas por pessoas condenadas à justiça) da Vara Criminal de Curitiba.

Ao programa Via Legal, a juíza explicou que é um caso raro, mas que ajudará em futuros processos de pessoas que passem por situações parecidas.

“É um caso excepcional. Sentimos que ele não teria outra alternativa para quitar a dívida. Ele abriu mão da carreira profissional para cuidar do filho. Como ele também trabalha com a oficina mecânica, se perdesse o imóvel, além da moradia, perderia também sua fonte de renda,” disse.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade