Portal 6

Anápolis está sendo referência para outros municípios no combate à dengue

(Foto: Divulgação)

Após reduzir os casos em mais de 90% no ano passado, e 55% neste ano em relação ao mesmo período de janeiro, a metodologia adotada aqui passa a ser copiada por Aparecida e Senador Canedo

A redução superior a 90% nos casos de dengue em Anápolis no ano passado – marca reconhecida pela Secretaria Estadual de Saúde no mês de dezembro – colocou a cidade como referência para que outros municípios consigam reduzir suas taxas de contaminação e combater focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Agora, toda a Região do Pireneus reproduzem as ações promovidas pela Coordenação Municipal do Controle de Doenças Transmitidas por Vetores.

À frente dos trabalhos, Érica Dias disse ao site institucional da Prefeitura de Anápolis que, além dos nove municípios que compõem a regional, Anápolis também serviu como modelo para outras cidades como Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

A primeira já está em fase de implantação do método e a segunda vai iniciar o processo para a implementação. “Em Aparecida o trabalho está bem adiantado”, contou Érica.

Os resultados mais que satisfatórios obtidos pela Prefeitura de Anápolis é creditado à força tarefa ininterrupta promovida pelo Poder Público junto com igrejas, militares, entidades filantrópicas e ONGs.

“Por duas vezes estivemos com uma equipe de 20 agentes em Campo Limpo de Goiás e uma vez em Pirenópolis. Além do trabalho de campo atuamos na questão operacional para auxiliar estes municípios”, afirmou Érica Dias, mencionando que para a execução deste trabalho agiram conjuntamente os agentes de Combate às Endemias, os agentes Comunitários de Saúde, o Corpo de Bombeiros e militares da Ala 2 (antiga Base Aérea).

Ajudar outros municípios, sobretudo da regional do Pirineus que compreende mais de 20 cidades, serve para impedir que pessoas daqui de Anápolis peguem o vírus, já que toda essa população vizinha se desloca para unidades locais de saúde.

Nos primeiros 20 dias deste ano houve uma queda ainda maior nos casos de dengue em Anápolis, representando 55% a menos se comparado ao mesmo período do ano passado. Para os próximos meses também estão previstas reforço na força tarefa. Em fevereiro será entre os dias 16 e 23; março de 16 a 23; abril entre os dias 20 e 27; em maio de 18 a 25 e em junho de 15 a 22.

Quer comentar?

Comentários

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.