Último dia para se inscrever em prova do MEC que dará certificado do ensino médio

Exame é gratuito e voltado para jovens e adultos que não tiverem oportunidade de concluir os estudos

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para todos os interessados que querem concluir o ensino fundamental e médio através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018.

Substituta do Enem, a prova é direcionada aos jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade estabelecida para cada nível de ensino.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site do Encceja.

No momento da inscrição, o candidato terá de se atentar à seleção das áreas de conhecimento. Isso porque o aluno precisa ter proficiência nas quatro áreas de conhecimento e redação, a não ser que ele já possua alguma declaração parcial de proficiência obtida em edições anteriores do Encceja ou do Enem.

Para a pegar a certificação do ensino fundamental, é obrigatório que o interessado tenha, no mínimo, 15 anos de idade. Já para conseguir o certificado do ensino médio, a idade mínima é 18 anos.

Além disso, o participante obrigatoriamente precisa escolher uma instituição de ensino para solicitar o certificado.

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 5 de agosto.

Mais informações estão no site da avaliação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.