Córrego das Antas pode estar contaminado por produto nocivo, diz ambientalistas

Águas cortam Anápolis de Sul à Norte e problema também pode ter causado a morte de animais

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Ambientalistas do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) de Anápolis suspeitam que o Córrego das Antas, que corta a cidade de Sul à Norte, pode estar contaminado devido ao descarte de cal e esgoto feitos pela Saneago.

O caso foi descoberto depois de denúncias de que uma espuma estava se formando no local. Na última segunda-feira (06), a equipe se deslocou até lá para averiguar a situação de perto.

À TV Anhanguera, o ambientalista Marcos Elias contou que não é a primeira vez que denúncias como essa são recebidas e a espuma também foi encontrada nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

“Pescadores que trabalham na região aqui fizeram a denúncia depois que monitoraram por cerca de oito dias. Já houve também outras denúncias sobre esse acontecimento aqui. Com isso a gente foi descobrindo que tem que se tomar uma providência o mais rápido possível, porque isso não é em um ponto isolado”, explicou.

Também membro do GPA, o ambientalista Edson Queiroz afirmou que o cal encontrado é nocivo e pode ter causado a morte de vários cágados da região.

“Onde tem contato com esse tipo de cal, onde ele passa ele mata peixe que tiver. Pouca distância dele mata tudo. A tentativa de usar essa cal de maneira inadequada pode ser uma forma de camuflar que está tudo dentro das normas, mas tudo indica que está sendo feito de maneira inadequada”, disse.

A Saneago se pronunciou sobre o caso através de nota, alegando que já deu início as investigações de “possíveis lançamentos irregulares de esgoto não doméstico nas redes da Companhia, o que poderia estar provocando problemas no processo de tratamento de esgoto” e que “a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Anápolis opera dentro dos limites estabelecidos pela legislação ambiental vigente e que a qualidade do efluente quanto à remoção de carga orgânica está satisfatória”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.