Portal 6

2018 ficou marcado como o ano em que as cobras ‘invadiram’ Anápolis

(Foto: Reprodução)

Locais foram os mais imprevisíveis possíveis e especialista revelou o porquê de tantas ‘visitas’

Jiboias, jararacas e até cascavel. Não foram poucas as manchetes no Portal 6 noticiando o aparecimento e resgate de répteis em Anápolis.

Os locais foram os mais imprevisíveis possíveis, como dentro da máquina de lavar roupasem móveis de escritório, na no motor de um carro e até na porta de empresas.

Sempre que acionado, o Corpo de Bombeiros realizou a captura e devolveu as cobras à natureza. Essa ‘invasão’ pode ser explicada basicamente por dois motivos, como explica a médica veterinária Paula Damasceno, residente em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres na Universidade de Brasília (UnB).

“Elas buscam abrigo e alimentação. As expansões urbanas são fundamentais para limitar o habitat delas, então, principalmente nessa época chuvosa, elas buscam um lugar para se abrigar. Em relação a alimentação, as mesmas se alimentam de pequenos roedores e algumas espécies de aves.  Dessa forma, elas costumam procurar locais cheios de entulho, que vão servir tanto para abrigo quando para captar a atenção de ratos, por exemplo”.

Pequenas ações, no entanto, ajudam a prevenir o aparecimento desses animais.

“A melhor prevenção é não deixar abrigo e alimento a disposição dessas serpentes. As chances dessas ocorrências diminuem significativamente quando se toma precauções como fechar as frestas e buracos das paredes, evitar o acumulo de lixo ou entulho perto de casa, manter a grama aparada, afastar a cama de paredes, sacudir sapatos e roupas antes de usá-los, além de também usar botas quando estiver trabalhando, pisando em folhas ou capim seco e úmido e ter cuidado ao carregar tijolos, telhas e lenha.”

Precauções como essas também devem vir acompanhadas de extrema vigilância com as crianças, sobretudo em áreas rurais ou quintais sem muros e com muita vegetação.

Especialista explica porque Anápolis está sendo invadida por cobras

Quer comentar?

Comentários

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.