Prefeitura monta força-tarefa para agilizar atendimentos de saúde em Anápolis

Novidades começam a valer já a partir desta segunda-feira (1º) e envolvem transporte de pacientes, UPA, Unidades Abadia Lopes e Iracema, e postos de saúde

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Abril começa com mudanças na Saúde municipal de Anápolis. A partir desta segunda-feira (1º), tem início as ações de uma força-tarefa montada exclusivamente para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e agilizar os atendimentos na cidade.

Com o Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA) e Santa Casa de Misericórdia em crise e casos de dengue em ascensão, a unidade instalada na Vila Esperança praticamente dobrou a procura diária por auxílio médico.

Eduardo Sardinha, diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que agora a UPA contará com um novo modelo de triagem feito por médicos e enfermeiros.

Segundo ele, com essa medida será possível classificar os quadros clínicos de modo mais rápido e preciso.

Na UPA, pacientes que se enquadram nos perfis azul e verde terão a opção de atendimento mais ágil em uma das unidades de horário estendido por meio de transporte disponibilizado pela Prefeitura que partirá da UPA de uma em uma hora (no período das 07h às 19h) se alternando entre as unidades Abadia Lopes e Iracema.

O retorno do paciente ao local de origem também será feito gratuitamente pela Prefeitura de Anápolis e idosos, crianças, pessoas com deficiência e demais casos previstos em lei, terão direito a acompanhantes.

(Foto: Santiago Plata)

Eduardo Sardinha reforça que casos com a classificação amarela, laranja ou vermelho continuarão sendo atendidos na própria UPA. Assista:

Postos de saúde

Diretora de Atenção Básica, Érica Reis pontua que também será feito um trabalho educativo sobre o atendimento nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que são a porta de entrada de pacientes classificados com as cores azul e verde, ou seja, que apresentem sintomas menos graves.

As unidades básicas funcionam de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e terão sua rotina dividida por demandas livres e agendamentos. Serão 12 consultas por médico distribuídas dessa forma. Assim, quem tiver alguns dos sinais ou sintomas apresentados na classificação azul e verde, pode procurar o local mais perto de casa.

A exceção neste caso são as unidades que possuem convênio com faculdade para residência médica: Recanto do Sol, Anexo Itamaraty, Bandeiras, Bairro de Lourdes, Vila União e Filostro Machado. Nestes locais a demanda livre é de apenas três consultas conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Exemplos de sinais e/ou sintomas que correspondem às cores da classificação de risco*

Azul
Troca de receitas
Mal-estar sem nenhum sintoma aparente ou associado
Troca de sondas vesicais
Retirada de pontos
Consultas rotineiras
Pedido de exames

Verde
Dor e/ou inflamação de garganta
Dor de cabeça
Pressão alta
Febre até 38,6 isolada e/ou associada a outro sintoma
Dores leves em geral
Tosse seca ou produtiva
Processos alérgicos simples

Amarelo
Febre acima de 38,6 associada com outros sinais e sintomas
Dores fortes
Vômitos intensos com sinais de desidratação
Falta de ar com oxigenação baixa

Laranja
Cólica renal
Desidratação severa
Sangramentos intensos
Pneumonia com sinais de hipóxia (baixa concentração de oxigênio no organismo)

Vermelho
Infartos
Acidente vascular cerebral
Crises convulsivas
Vítimas de armas

*Vale ressaltar que essa classificação pode mudar conforme sinais e/ou sintomas associados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias