Portal 6

Últimos dias para fazer a inscrição e garantir uma vaga no Encceja 2019

(Foto: Reprodução)

Não há cobrança de taxas e todos aqueles que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada poderão participar

Termina na próxima sexta-feira (31) as inscrições para a edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Elaborado e aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), o exame é voltado a todos aqueles que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

Para garantir uma vaga no Encceja 2019 é acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e preencher, com RG, CPF e dados pessoais, todos os campos solicitados.

Interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, 18 anos. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Exame

No dia 25 de agosto serão, ao todo, aplicadas quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Já para o ensino médio, as áreas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Certificação ou Declaração de Proficiência

Os resultados do Encceja podem ser usados de duas formas. O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência. A inscrição e a participação nas provas não dão direito à certificação ou à declaração.

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. O participante deve escolher a instituição certificadora na qual prefere solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência durante a inscrição.

Cronograma

  • 20 a 31/5  Inscrições e solicitação de atendimento especializado
  • 3 a 7/6      Solicitação de atendimento pelo nome social
  • 7/6             Resultado da solicitação de atendimento especializado
  • 10 a 14/6  Recurso de solicitação de atendimento especializado
  • 14/6           Resultado da solicitação de atendimento pelo nome social
  • 17 a 21/6  Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 21/6           Resultado do recurso de solicitação de atendimento especializado
  • 26/6           Resultado do recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
  • 25/8           Aplicação do exame

Quer comentar?

Comentários

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.