Capital de Goiás poderá ser transferida para Anápolis no aniversário da cidade

Homenagem, proposta pelo deputado Amilton Filho, está pronta para virar lei

Da Redação Da Redação -

Aprovado na Comissão Mista da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto do deputado Amilton Filho (SDD) que prevê a transferência, de forma simbólica, da sede de Goiás para o município de Anápolis está pronto para ser votado em plenário. O objetivo da proposta é que o município se torne a capital do estado no dia 31 de julho, data do aniversário da cidade.

“Eu sou nascido em Anápolis e tenho amor pela minha terra natal. Este projeto foi uma maneira de homenagear o povo daquela cidade. Acredito na força do município e no seu desenvolvimento social, político e econômico. Atuarei para que a proposta seja aprovada na Alego”, ressalta o parlamentar Amilton.

O processo 1417/19 deverá passar por duas votações. “Com certeza, esta iniciativa dará visibilidade a Anápolis e trará benefícios para a comunidade local”, acrescenta Amilton Filho.

Caso o projeto seja aprovado, o governador, secretários e diversos agentes públicos do estado deverão despachar e realizar atendimentos no município de Anápolis, em 31 de julho. Na justificativa da proposta, o deputado Amilton Filho destaca a importância de Anápolis para a economia e a história do estado. Localizada a 53 quilômetros de Goiânia, e a pouco mais de 130 km da capital federal, Brasília, a cidade foi fundada em 31 de julho de 1907, contando hoje com 112 anos.

Considerada um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, Anápolis é ligada a Goiânia pelas rodovias duplicadas BR-060 e BR-153, a Brasília pela duplicada BR-060, ao Norte do país pela BR-153, à cidade de Nerópolis pela GO-222, de Leopoldo de Bulhões pela GO-330, de Corumbá de Goiás pela BR-414 e de Gameleira de Goiás pela GO-437.

Amilton frisa que o terceiro maior município em população do estado de Goiás possui um dos mais avançados centros de saúde do interior do Brasil. Afirma também que a Base Aérea de Anápolis é uma das mais importantes bases da Força Aérea Brasileira, atualmente operando os caças F-5EM do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) cuja missão primordial é a guarda e a defesa da capital federal.

O parlamentar cita ainda o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), inaugurado em nove de setembro de 1976 com o objetivo de agregar valor à produção agropecuária e mineral da região.

“O DAIA é uma das molas propulsoras do desenvolvimento do interior goiano. Um dos principais motivos de Anápolis ter se consolidado como o 22º maior município importador do Brasil, com US$ 1,5 bilhão em volume. Conta ainda com o Porto Seco Centro-Oeste ou EADI – Estação Aduaneira Interior, e um terminal alfandegário de uso público, de zona secundária, destinado à prestação de serviços de movimentação e armazenagem de mercadorias sob controle aduaneiro”, alega.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade