Inmet prevê chuva em Anápolis e Defesa Civil faz alerta à população

Em caso de emergência, orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Após enfrentar semanas com temperaturas altas e a umidade do ar em níveis vistos somente em desertos, os anapolinos enfim podem se preparar para ver a chuva cair na cidade ainda nesta semana.

Órgão ligado ao Ministério da Agricultura, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que deve haver precipitação todos os dias em Anápolis, entre quinta-feira (26) e domingo (29). Essa também é a previsão do Climatempo, site especializado no assunto.

Por meio de nota, a Defesa Civil do município emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas ácidas, ventanias, descargas elétricas, raios e trovoadas, que podem causar riscos à saúde e prejuízos materiais à população.

“Essas chuvas são consideradas ácidas porque possuem grande quantidade do processo resultante da dissolução do dióxido de carbono (CO²) atmosférico na água precipitada. Os principais responsáveis pela acidez são gases e partículas ricas em enxofre e azoto presentes na atmosfera terrestre. Os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes nas águas precipitadas são o longo período de estiagem, os incêndios e a poluição causada por combustíveis e indústrias”, afirmou a Defesa Civil.

A orientação é que os anapolinos evitem tomar banho de chuva, principalmente nos primeiros dias, para evitar possíveis irritações na pele. Já em casos de emergência, o ideal é que o Corpo de Bombeiros seja acionado pelo telefone 193.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias