Atualmente em reforma, o Central Parque Onofre Quinan agora é casa de 25 passarinhos resgatadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Vítimas de tráfico de animais silvestres, as aves são canário da terra, sabiá laranjeira, pássaro preto, baianinho e trinca-ferro.
A soltura, organizada pela Coordenação de Fauna da Prefeitura de Anápolis, aconteceu nesta terça-feira (03) data em que se comemora o Dia Mundial da Vida Selvagem.
Dia Internacional da Vida Selvagem
Comemoramos hoje 03 de Março, o Dia Internacional da Vida Selvagem com soltura de passeriformes resgatados de tráfico pelo IBAMA! Toda espécie de animal e planta selvagem é importante para equilíbrio do ecossistema. Lembramos também sobre a triste situação dos animais quando traficados…..infelizmente 10% deles sobrevive para atender aos desejos gananciosos de pessoas que compram estes animais para criarem como estimação! Não ao tráfico! Preserve o Meio Ambiente!???☘
Posted by Dra Selvagem on Tuesday, March 3, 2020
Além do Corpo de Bombeiros, escoteiros e acadêmicos do curso de Biologia de diversas instituições acompanharam toda ação.
“Presenciar isso tão de perto é gratificante. É muito bom ver pessoas se preocupando e agindo pelo bem do nosso planeta”, comentou o jovem Paulo Henrique França, escoteiro há nove anos.
Para a coordenadora de Fauna da Prefeitura, Elisângela Sobreira, envolver a comunidade em atividades como essa é fundamental para a conscientização de todos.
“Só assim incentivamos as pessoas a fazer o mesmo, além de mostrar na prática como o equilíbrio do ecossistema é importante para a nossa sobrevivência”, explicou.
Ajude
O contrabando de animais corresponde ao terceiro maior negócio ilícito praticado no mundo, ficando atrás apenas do tráfico de armas e drogas.
Ao longo desse processo, 90% deles acabam morrendo por conta de maus-tratos. Por isso, vale à pena reforçar: lugar de animal silvestre é na natureza! Denuncie pelo telefone: (62) 3328-2434 (Bombeiros) ou (62) 3902-1069 (Coordenação de Fauna).