Projeto da CAOA vai beneficiar Anápolis com 10 mil mudas nativas do cerrado

Montadora possui em sua unidade um viveiro para produção de brotos, que são destinados para projetos de reflorestamento local

Da Redação Da Redação -
Prefeitura distribui mudas de árvores nativas (Foto: Reprodução)

Acontece na planta da CAOA Montadora, instalada em Anápolis, a programação da 5ª SEMEIA, Semana do Meio Ambiente da CAOA, antecedendo o Dia Mundial do Meio Ambiente que é comemorado no dia 5 de junho, próximo sábado.

Durante a semana estão sendo realizadas diversas ações entre os mais de 1.500 colaboradores com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os trabalhadores e moradores da região sobre a importância do consumo consciente, do uso racional da água, de minimizar as emissões de poluentes, além de buscar o uso e desenvolvimento de alternativas energéticas, além da conservação e restauração de nossas florestas.

Durante o período estão sendo realizadas palestras, workshops e oficinas promovendo o diálogo ambiental online com os colaboradores, com o apoio de empresas parceiras com ações especificas em prol do meio ambiente, como a Pirelli Pneus, Enel e Petronas, que discutirão ideias sobre a logística reversa, reciclagem, recuperação energética de resíduos e eficiência energética.

Também ocorrerão workshops com cases de fornecedores que fazem parte do Ciclo de Vida do Produto como a Tamarana Tecnologia Ambiental, especializada em reciclagem de baterias automotivas, e a Capital Recicláveis, especializada em reciclagem de embalagens pós indústria.

Dentre as apresentações para o chão de fábrica destacam-se o concurso interno com produção de vídeos pelos próprios colaboradores com ações de responsabilidade ambiental em suas casas e a realização de Quiz sobre o tema “Meio Ambiente”. Durante a Semana ocorrerá também a entrega de certificados e kits sustentáveis para os novos Auditores Internos da ISO 14001:2015, recém-formados.

“A CAOA Montadora segue apresentando uma ampla noção da necessidade de preservação do meio ambiente e de sua responsabilidade junto à toda a sociedade, buscando continuamente minimizar os desrespeitos ao meio ambiente. A realização de eventos como este, mostra a constante preocupação de todos os nossos gestores, do Diretor Técnico da CAOA Montadora, Marcio Alfonso e do fundador da CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, não só em tornar a empresa altamente sustentável, mas também em torná-la um facilitador na conscientização desta e das futuras gerações de moradores da região”, explicou o CEO da CAOA, Mauro Correia.

Em constante desenvolvimento

A CAOA Montadora está inserida no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) e colabora ativamente com o desenvolvimento econômico regional. Atualmente, a empresa emprega diretamente mais de 1,5 mil colaboradores, sendo que 92% desse total são da região e muitos deles fazem parte do quadro de funcionários desde 2007, participando de todos os grandes marcos produtivos da fábrica. Além dos empregos diretos, a montadora é responsável por cerca de 25.000 indiretos. Ela ocupa uma área de 172 mil m² construídos e tem capacidade para montar 115 mil veículos por ano.

Desde o início das suas operações, a CAOA Montadora investe constantemente em projetos inovadores. Uma das grandes preocupações sempre foi o cuidado com o meio ambiente e em 2013 a fábrica adotou uma nova tecnologia de membranas para o tratamento dos efluentes que proporciona o total reuso dos efluentes tratados para a irrigação de áreas verdes, uso nos vasos sanitários, em limpezas de pátio, gerando economia de água potável. Além disso, a fábrica realiza a captação de água de chuva, em 2 lagoas, que posteriormente também é utilizada na irrigação dos 113 mil m² de áreas de verdes no entorno das edificações, principalmente nos períodos de seca. Todas estas ações em conjunto com o trabalho de conscientização e educação ambiental dos colaboradores levaram a empresa a reduzir em 50% o consumo de água potável. Isso gerou uma economia de 100 milhões de litros de água ao longo dos últimos 10 anos.

Este programa de gestão de água na fábrica levou a CAOA a receber o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente em 2018.

Outro destaque é a forte gestão dos resíduos sólidos que a empresa faz no dia-a-dia priorizando a sua destinação para a reciclagem ou aproveitamento energético. Atualmente menos de 1% dos resíduos gerados é destinado para o aterro sanitário. “Existe um esforço constante nosso para desenvolver a melhor alternativa de destinação dos resíduos gerados na produção com foco na reciclagem, na recuperação e no aproveitamento energético, mantendo-os dentro de uma cadeia produtiva, preservando o seu valor e poupando recursos naturais. E em 2021 estamos investindo mais de 2 milhões de reais na nossa Central de Processamento de Resíduos explica Rafael de Paula, Gerente de Meio Ambiente da CAOA.

Além disso, a montadora possui em sua unidade um viveiro para produção de mudas nativas para projetos de reflorestamento local. Nos últimos anos já foram beneficiadas aproximadamente 50 mil mudas para o município. A previsão é beneficiar mais 10 mil mudas neste ano.

A CAOA Montadora recebeu em 2019 a certificação na norma ISO 14001:2015, norma que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental em empresas, por controlar os impactos ambientais e cumprir os requisitos das legislações ambientais aplicáveis ao processo de fabricação e montagem de veículos automotores.

Pesquisa e Inovação

Já em 2020, a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da Montadora recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa. A fachada do prédio agora conta com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta.

Inaugurado em 2015, o Centro de Pesquisas e Eficiência Energética é resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados também com recursos próprios. O local proporciona a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade