Coordenador da estação meteorológica da UniEVANGÉLICA alerta que Anápolis pode ter geada

Portal 6 conversou com o profissional e ele explicou como deve ser os efeitos da “frente fria muito forte”

Caio Henrique Caio Henrique -
(Foto: Cléber Gouveia)

Anápolis pode registrar quedas bruscas nas temperaturas e até mesmo geada na semana que se iniciou neste domingo (25).

O alerta foi feito por Eduardo Argolo, climatologista e coordenador da estação meteorológica da UniEVANGÉLICA.

A previsão foi traçada através de uma modelagem da situação climática regional, feita com dados das demais estações goianas e segue a realidade de toda a região mais ao Sul do país, devido à chegada de uma massiva onda de ar frio, uma das maiores da história recente.

Tanto é que os termômetros poderão registrar temperaturas na casa dos 9ºC em Anápolis durante os fins de noite e madrugadas, segundo o The Weather Channel, maior plataforma de meteorologia atualmente.

Em entrevista ao Portal 6, Eduardo explicou que não é nada certo, mas que existe grandes chances do município encarar as “chuvas de gelo”.

“O estudo foi feito no dia 22 (quinta-feira) e traçou as variáveis existentes para o dia 30 (sexta-feira). Não é algo 100% porque pode ter uma frente amazônica que “empurre” ou segure essa massa polar. Porém, já fica o alerta.”

O especialista também ressaltou que algumas condições específicas de Anápolis podem contribuir para maximizar alguns dos efeitos no município.

“Anápolis pode enfrentar fortes efeitos do frio intenso por conta da altitude elevada, que influencia na pressão atmosférica. Quanto maior a altura, menor é a pressão e, sendo assim, maior é o frio”, explicou.

Com tudo isso em mente, alguns cuidados extras serão necessários para garantir que os moradores não sejam pegos de surpresa pelo frio súbito agendado para esta semana.

“A situação exige um cuidado maior para as pessoas que moram em casas com baixo preparo para temperaturas menores e também moradores de rua, por exemplo.”

“Produtores de hortfrutis também devem manter um sistema de irrigação preparado, em caso de congelamento das folhas na parte da manhã”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.