PublicidadePublicidade

Médico de Anápolis explica tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Profissional de saúde revelou como é a doença, quais os sintomas e como é o tratamento

Da Redação Da Redação -
Dr. Carlos Henrique Ormonde. (Foto: Divulgação)

O câncer de próstata é uma doença extremamente séria, mas se diagnosticada precocemente, tem tratamento e pode ser vencida.

No entanto, a enfermidade é a segunda mais comum entre os homens, principalmente acima dos 45 anos. E muito demoram a descobrir porque não passam regularmente por um profissional.

Para explicar melhor o que é o câncer de próstata e quais os principais sintomas e tratamentos, entrevistamos o Dr. Carlos Henrique Ormonde.

PublicidadePublicidade

Ele é formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal dos Servidores do Estado – RJ e residência médica em Urologia pelo Hospital de Base do Distrito Federal.

Atualmente, o profissional atua como cirurgião geral e urologista na Clinica Popular da Saúde de Anápolis (@clinicapopulardasaude)

É importante lembrar que é necessário buscar ajuda médica sempre que o corpo der sinais de que algo não vai bem.

Confira a entrevista na íntegra

O que é a próstata?

Dr. Carlos Henrique Ormonde: A próstata é uma glândula que se localiza na pelve do homem. É um órgão pequeno, que se situa logo abaixo da bexiga e a frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata também é responsável por produzir parte do sêmen.

O câncer de próstata acomete homens em qual faixa etária?

Dr. Carlos Henrique Ormonde: O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40 anos e a incidência aumenta rapidamente após os 50. A maioria dos casos é diagnosticada após os 65 anos.

Quais os fatores de risco?

Dr. Carlos Henrique Ormonde: A idade é um fator de risco importante, seguido por história familiar, etnia negra e fatores genéticos.

Quais os principais sintomas?

Dr. Carlos Henrique Ormonde: Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa. Quando chega a apresentar sinais, os sintomas mais comuns são dificuldade para urinar, sangue na urina, dores ósseas, infecções ou insuficiência renal. Vale lembrar que o aumento benigno da próstata pode cursar com quadro muito semelhante.

Como se dá o diagnóstico do câncer de próstata?

Dr. Carlos Henrique Ormonde: A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e possibilitar melhor chance de tratamento. Dois exames importantes para auxiliar no diagnóstico inicial são o PSA e o Exame do Toque Retal. Em caso de alteração, a Biopsia de Próstata é solicitada para confirmação da doença.

Como é feito o tratamento dessa doença?

Dr. Carlos Henrique Ormonde: Os procedimentos indicados para tratamento incluem a cirurgia e a radioterapia. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade