PublicidadePublicidade

Modernidade e tecnologia: conheça as novidades que vão elevar ainda mais o padrão da Base Aérea de Anápolis

Principal motivador de toda a reformulação é o F-39E Gripen, mais novo caça da FAB que será operado por esquadrão especializado do município

Caio Henrique -
Gripen é o mais novo caça da Força Aérea Brasileira. (Foto: Divulgação/ Comando da Aeronáutica)

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou imagens exclusivas do F-39E Gripen, a mais nova aeronave de caça que será utilizada em solo – ou melhor – nos céus brasileiros.

O primeiro avião entregue à FAB já esteve, inclusive, presente na Base Aérea de Anápolis (BAAN), enquanto estava sendo preparado para a cerimônia do Dia do Aviador, celebrado no dia 23 de outubro.

E a unidade anapolina é sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), o Esquadrão Jaguar, que será a vanguarda da Aeronáutica na operação da aeronave.

PublicidadePublicidade

A responsabilidade é tanta que todo o local está passando por uma reformulação para conseguir comportar o caça de maneira adequada.

Hangar, hangaretes, pátios de estacionamento e até prédios de administração fazem parte das reformas que visam aumentar a qualidade das instalações envolvidas na manutenção do Gripen.

O avião, que tem origem na Suécia, é uma das maiores referências em modernidade e tecnologia dentro do campo da aviação atual.

Ele vem para assumir o legado deixado pelo Mirage 2000, caça francês que atuou oficialmente no Brasil entre 2005 e 2013.

A nova infraestrutura atenderá também o KC-390, outra novidade da Aeronáutica – desta vez com foco no transporte de cargas.

A expectativa é de que tanto as entregas das unidades do caça sueco, quanto as reformas na BAAN, sejam finalizadas ainda na primeira metade de 2022.

PublicidadePublicidade

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.