Goiás não possui dados oficiais sobre contaminações pelo vírus da herpes

Doença voltou a ficar em evidência após participante do BBB 22 apresentar o quadro de infecção

Pedro Hara Pedro Hara -
Participante do BBB 22, Eliezer está atualmente com quadro de herpes. (Foto: Reprodução)

Bastante comum, a herpes voltou a estar em evidência por conta do BBB 22. Dentro do reality, Eliezer está com o vírus ativo, apresentando feridas na boca que provocam sangramento.

O participante inclusive está descumprindo algumas das orientações para evitar a propagação, pois está beijando colegas de confinamento, além de estar falando próximo de outras pessoas.

Em Goiás, não há dados sobre o número de casos diagnosticados de herpes. Em nota ao Portal 6, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) explicou que a enfermidade não integra a “lista nacional de doenças de notificação compulsória”.

Ele possui duas versões, o herpes-zóster, causado pelo vírus varicella zoster, o mesmo da catapora e o herpes simples (HSV), causado pelo herpes simplex vírus.

Na maioria dos casos o vírus se aloja no organismo quando somos crianças. Entretanto, ele pode permanecer inativo ou ser ativado. Entre os fatores que colaboram para a ativação está a imunidade baixa, estresse, fadiga física e mental, dentre outros.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade