Casos de dengue caem pela metade em Anápolis, mas falta de cuidado pode elevar números

Gerência de Endemias do município vê melhora na situação epidemiológica com cautela

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Agentes de endemias mantêm visitas regulares para identificar criadouros. (Foto: Semusa)

O número de casos de dengue caiu pela metade em Anápolis, conforme o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Porém, o cuidado ainda é necessário.

Entre 15 e 21 de maio, foram 797 infecções confirmadas. Na semana anterior, a doença chegou ao pico de contaminação, com 1.600 notificações

A estatística foi a mais baixa em mais de dois meses. Todavia, a gerente de endemias, Patrícia Godói, explica que não há espaço para relaxar.

“Teve uma diminuição, mas a gente não pode abrir guarda, porque ainda temos muitos casos de dengue na cidade”, afirmou.

Para ela, com os elevados índices de contaminação, a própria população começou a se atentar para os cuidados necessários.

“Realizamos diversas ações de conscientização, mas a coisa só funciona quando as pessoas colaboram”, disse.

Patrícia ainda destacou que, apesar da queda, o número de casos ainda é elevado e não se pode descartar um recrudescimento. “O que cada um faz é fundamental”, reforça.

Mortes em alta

Apesar da reversão no quadro de casos confirmados, o número de mortes suspeitas subiu de 14 para 16 no boletim mais recente.

Os óbitos investigados são de 12 idosos, uma jovem de 21 anos e três crianças, todas do sexo masculino, com idade até sete anos.

As amostras coletadas são enviadas ao Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO), que faz a análise e confirma a causa da morte.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.