Daniel Vilela terá papel estratégico em projeto político de Caiado, afirma especialista

Para ele, emedebista deve ganhar certo protagonismo na mediação entre governo e Assembleia

Emilly Viana Emilly Viana -
Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) durante união de chapas. (Foto: Divulgação)

O vice-governador eleito, Daniel Vilela (MDB), terá um papel estratégico para Ronaldo Caiado (UB), reeleito governador de Goiás no último domingo (02), nos próximos anos. A atuação do filho de Maguito, segundo o cientista político Guilherme Carvalho, não deve se limitar ao estado.

Para o especialista, além de sucessor natural de Caiado, Daniel Vilela deve ajudar o governador a realizar um sonho antigo. “A intenção de Caiado, já há algum tempo, é ser candidato à Presidência pelo União Brasil ou pelo partido que virá da união com o PP. Com a aliança, isso vem se confirmando e pode se tornar realidade em 2026”, aponta.

A articulação, conforme explica Guilherme Carvalho, passará pelo MDB. “Daniel é um defensor dessa aliança e uma janela para a Executiva Nacional do partido. Sendo parte dela, enquanto 3º vice-presidente, tem influência e bons relacionamentos para fazer uma ‘costura’ nacional”, explica.

O cientista político aponta que o emedebista também deve ganhar certo protagonismo na mediação entre Governo e Assembleia. Vale ressaltar que, além de deputado federal de 2015 a 2019, o vice-governador ocupou cadeira no Legislativo goiano entre 2011 e 2014.

“Desde o acordo para a chapa há um ano, Daniel já tem atuado como vice-governador ao lado de Caiado. Ele será fundamental no período de transição, embora a tendência seja que o deputado Virmondes Cruvinel seja o responsável pela aproximação com a Casa”, afirma o analista.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade