Lula e Bolsonaro já foram escolhidos por Anápolis em eleições diferentes

Eleitorado anapolino tem tendência antipetista nos últimos anos, mas já optou por candidato do PT no pleito presidencial

Aglys Nadielle Aglys Nadielle -
Bolsonaro e Lula. (Montagem: Portal 6)

Desde 2006, Anápolis expõe nas urnas o antipetismo claro, mas nem sempre os candidatos escolhidos saíram vitoriosos.

Curiosamente, Lula e Bolsonaro, que hoje disputam a presidência, foram vencedores na cidade e na eleição.

Na reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2006, a preferência dos eleitores foram por Geraldo Alckmin, então no PSDB, que levou 54,11% dos votos válidos.

Em 2010, ano em que a Dilma Rousseff (PT), se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil, eleita no segundo turno. Anápolis, por sua vez, escolheu José Serra (PSDB), que levou 57,85%.

No primeiro turno daquela eleição os votos ficaram divididos em Anápolis. A petista teve 33%, Serra 43% e Marina Silva 21%. A virada de votos esperada pelos eleitores anapolinos, não aconteceu.

Já em 2014, quando Dilma Rousseff foi reeleita, a votação expressiva na cidade foi para o principal concorrente, Aécio Neves (PSDB). No segundo turno, a vencedora teve apenas 31,24% na cidade, já o oponente levou 68,76%.

2018 foi o ano em que o PT recebeu menos votos entre os anapolinos. No primeiro turno, Fernando Hadadd (PT) recebeu apenas 11,33% e o atual presidente, que tenta buscar a reeleição em 2022, Jair Bolsonaro (PL), saiu com 70,82%.

A eleição foi decidida  no segundo turno, quando apenas em Anápolis, Bolsonaro ganhou com 79,71% e Haddad perdeu com 20,29%. Essa foi a única eleição em que a maioria dos anapolinos votaram no candidato vencedor.

A única vez em nesse período em que os votos da cidade foram no mesmo sentido dos nacionais foi em 2002, quando Lula foi eleito. O petista recebeu 51.678 votos, enquanto o adversário José Serra (PSDB) obteve 44.971.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade