Saúde descarta medidas restritivas em Anápolis após alta de casos de Covid-19

Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial também não deve ser retomada

Isabella Valverde Isabella Valverde -
João Barbosa, de 50 anos, na Galeria de Artes Antônio Sibasolly (Foto: Lucas Tavares)

Apesar do aumento de casos de Covid-19 em Anápolis em novembro, não há previsão da retomada de qualquer medida restritiva neste momento.

“No momento, não existe uma possibilidade de retomada de medidas restritivas, assim como a questão do uso da máscara nesse momento”, afirmou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Mirlene Garcia, ao Portal 6.

No entanto, a pasta da saúde aconselha que pessoas sintomáticas utilizem o equipamento de proteção individual sempre que precisarem se deslocar.

“O que se aconselha é que a pessoas sintomáticas, no momento em que for necessário circulação ou deslocamento de ambiente, seja para ir ao serviço de saúde, seja para ir a um laboratório, ou para ir em uma unidade básica de saúde para fazer testagem, possam estar utilizando máscara”, pontuou.

“A máscara vai funcionar como o melhor mecanismo de proteção, mas não só proteção para a pessoa, mas proteção para as pessoas que estão circulando ali naquele ambiente”, complementou.

A utilização de máscaras deixou de ser obrigatória em Anápolis, também em ambientes fechados, no dia 12 de março deste ano.

Mirlene destaca que, seguindo as orientações repassadas para a área da saúde desde o início da pandemia, os pacientes sintomáticos devem cumprir o período de isolamento social indicado.

“Essas pessoas devem cumprir o isolamento preconizado, [entendendo] que a restrição nesse momento é uma restrição orientativa que nós tivemos aí desde o início da Covid, no sentido de que pessoas sintomáticas evitem circulação durante o período de sintomas, evite ambientes fechados e evite aglomerações. Então, que ela esteja realmente em isolamento”, ressaltou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.