Com 63% de renovação, deputados estaduais tomam posse na Assembleia Legislativa de Goiás

Cerimônia foi conduzida pelo deputado estadual mais bem votado, Bruno Peixoto, que também deve ser eleito presidente da Casa

Emilly Viana Emilly Viana -
Deputados, autoridades e convidados durante posse na Assembleia Legislativa de Goiás. (Foto: Reprodução / Youtube)

Os 41 deputados estaduais eleitos em Goiás tomaram posse na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (1º). A cerimônia, que começou às 14h, foi presidida pelo deputado Bruno Peixoto (União Brasil), o mais votado nas eleições de 2022 no estado e que estava como presidente em exercício da Casa.

O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), o vice Daniel Vilela (MDB) e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da capital, Romário Policarpo (Patriota), e o desembargador Carlos Alberto França.

Todos os deputados fizeram o juramento após leitura do texto pelo presidente interino. “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do Estado de Goiás, dentro das normas constitucionais”, repetiram os parlamentares empossados. Na sequência, cada um retificou a declaração dizendo: “Assim o prometo”. Eles devem permanecer nos cargos até 31 de janeiro de 2027.

Depois das assinaturas, o deputado Talles Barreto (UB) discursou em nome do Poder Legislativo. “A posse assinala o início de uma era de renovação e progresso. Parlamento e Executivo se revigoram para uma condução firme de um bem estruturado período de desenvolvimento em Goiás, de predomínio da justiça social, de maturidade política e administrativa”, declarou.

Dos 41 deputados eleitos, 15 conquistaram a reeleição, o que representa uma renovação de 63,4% no plenário da 20ª legislatura goiana. Em dezembro do ano passado, a configuração da Casa mudou após uma retotalização de votos já que as candidaturas de George Morais (PDT) e Fred Rodrigues (DC) estavam sub judice e foram deferidas pela Justiça Eleitoral. Os dois ficaram com as vagas de Thiago Albernaz (MDB) e Cristóvão Tórmim (Patriota).

Após a cerimônia, ainda haverá eleição e posse da nova Mesa Diretora da Casa. A votação só será iniciada quando houver, pelo menos, 21 deputados em plenário, ou seja, mais da metade dos parlamentares. A tendência é que Bruno Peixoto seja eleito presidente da Alego, uma vez que o ex-líder de Governo conseguiu apoio unânime em chapa única nas última semana.

Conheça os deputados estaduais empossados nesta quarta-feira (1º):

Alessandro Moreira (PP)Amauri Ribeiro (UB)Amilton Filho (MDB)

Anderson Teodoro (Avante)

André do Premium (Avante)

Antônio Gomide (PT)Bruno Peixoto (UB)

Coronel Adailton (PRTB)

Cairo Salim (PSD)

Charles Bento (MDB)

Clécio Alves (Republicanos)

Cristiano Galindo (Solidariedade)

Delegado Eduardo Prado (PL)

Fred Rodrigues (DC)

George Morais (PDT)

Gustavo Sebba (PSDB)

Henrique César (PSC)

Issy Quinan (MDB)

Jamil Calife (PP)

Dr. José Machado (PSDB)

Júlio Pina (PRTB)

Major Araújo (PL)

Karlos Cabral (PSB)

Lincoln Tejota (UB)

Lineu Olímpio (MDB)

Lucas do Vale (MDB)

Lucas Calil (MDB)

Bia de Lima (PT)

Mauro Rubem (PT)

Paulo Cezar Martins (PL)

Renato de Castro (UB)

Quirino (Republicanos)

Rosângela Rezende (Agir)

Gugu Nader (Agir)

Talles Barreto (UB)

Veter Martins (Patriota)

Virmondes Cruvinel (UB)

Vívian Naves (PP)

Wagner Neto (PRTB)

Wilde Cambão (PSD)

Zeli (PRTB)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.