PF cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra atos antidemocráticos em duas cidades de Goiás

Operações têm como objetivo identificar participantes do movimento golpista ocorrido no dia 08 de janeiro, em Brasília

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
***ARQUIVO***BRASÍLIA, DF, 08.01.2023 – Golpistas invadem a praça dos Três Poderes, em Brasília, e depredam os prédios no local. (Foto: Gabriela Biló/Folhapress)

Policiais federais cumprem, nesta sexta-feira (17), dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em Goiás de suspeitos de participarem dos atos golpistas que aconteceram no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 08 de janeiro. O Portal 6 entrou em contato com a assessoria da Polícia Federal (PF) para saber a identificação dos envolvidos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. 

As ações aconteceram nos municípios de Goiânia e Cezarina e fazem parte da oitava fase da Operação Lesa Pátria – que tem como objetivo identificar os indivíduos que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram o movimento. 

Além do território goiano, outros 30 mandados de prisão preventiva e 44 de busca e apreensão foram deflagrados nos estados da Bahia (BA), Espírito Santo (ES), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), São Paulo (SP)e no Distrito Federal (DF).

Caso a participação seja comprovada, os investigados podem responder por crime de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A corporação pede que as pessoas que tiverem informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram dos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro sejam enviados pelo e-mail [email protected].

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.