Imóveis em Goiânia devem encarecer no ano de 2023

Pesquisas apontam para o aumento de preços em bairros já valorizados e as regiões ao redor

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Visão panorâmica de Goiânia. (Foto: Divulgação/Secom)

Sem revelar o percentual estimado, o setor imobiliário prevê mais um ano de elevação nos preços dos imóveis em Goiânia. Se por um lado, há a valorização de um bem já adquirido, para boa parte da população, que busca a compra do primeiro imóvel, os obstáculos aumentam.

Não há números, mas há justificativas. Para além do aquecimento do setor, o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi), Fernando Razuk, levanta dois motivos para uma alta nos preços: a falta de mão de obra e o aumento do custo dos materiais e logística da construção.

“O custo da construção aumentou significativamente nos últimos dois anos em função do processo inflacionário vivenciado em todo o mundo, consequência da pandemia e da guerra entre a Rússia e a Ucrânia”, pontua Razuk. Tais eventos elevaram os preços das commodities e dos materiais necessários para construção civil.

Além disso, o levantamento mostra que o custo da construção por m² em Goiás se mantinha abaixo da média nacional, que atualmente é R$ 1.685,74. No entanto, desde janeiro de 2023, o estado registra despesa acima da média, de R$ 1.690,50 no mês de fevereiro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) subiu 0,10% em Goiás em fevereiro, o que apresenta um aumento pelo 33º mês consecutivo no estado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.