Prefeitura de Goianápolis é condenada a pagar piso salarial e valores retroativos aos professores

Denúncia do MP sinalizou a diferença em relação ao piso salarial nacional para profissionais da educação básica

Samuel Leão Samuel Leão -
Entrada do município de Goianápolis. (Foto: Reprodução)

A Justiça acolheu uma denúncia do Ministério Público de Goiás (MPGO) e condenou o município de Goianápolis a pagar os valores retroativos e adequar o salário dos professores municipais de acordo com o atual piso nacional, estabelecido por lei.

A ação foi proposta ainda em 2012 pelo promotor de Justiça Eliseu Antônio da Silva Belo, contudo, apenas nesta segunda-feira (24) foi deferida, já sob a tutela da promotora Melissa Sanchez Ita.

Além da adequação salarial, a decisão exige a manutenção de todas as vantagens da carreira, como as férias, o terço constitucional e o décimo terceiro.

A sentença determina que seja incluída, para os anos de 2024 e seguintes, a previsão de pagamento do piso nacional do magistério no orçamento do município de Goianápolis.

Os valores também serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), a partir do vencimento de cada prestação. Devem incidir também juros sob as parcelas em atraso aplicáveis à caderneta de poupança.

O juiz Gabriel Consigliero Lessa afirmou que a inobservância do município aos padrões legais pode ser constatada nos registros, além de já haverem diversas ações em tramitação denunciado o problema no Juizado das Fazendas Públicas da comarca na qual atua.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.