Este é o nome correto da letra “Ç” e nem todos sabem

“Cedilha” , "Cêcidilha" ou “Cê-cedilha” é um tema importante da língua portuguesa e que deixa muitas pessoas em dúvida

Magno Oliver Magno Oliver -
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O correto na pronúncia é “cedilha” , “cêcidilha” ou “cê-cêdilha”?

Muita gente fica em dúvida a respeito da escrita e também a grafia de várias palavras da língua portuguesa. E com o sinal diacrítico “Ç” não seria nada diferente.

A letra “ç” é chamada de “cedilha”. Ela é usada em palavras na língua portuguesa para indicar o som do “s” suave, como na palavra “maçã”, por exemplo.

A cedilha é colocada sob a letra “c” para mostrar que o som dela é como o “s” suave, em vez do som duro de “k” que o “c” normalmente teria.

Isso ajuda a tornar a pronúncia das palavras mais precisa e compreensível. A cedilha é uma ferramenta importante para escrever corretamente na língua portuguesa.

Ela tem origem no latim. No latim, não existia a letra “ç”. Em vez disso, a letra “c” era usada para representar os sons de “k” e “g”.

No entanto, quando a língua portuguesa começou a evoluir, novos sons foram surgindo, incluindo o som suave de “s” que encontramos em palavras como “moça”.

Para representar esse som de forma clara, os escribas e linguistas medievais começaram a utilizar um pequeno “c” com uma vírgula embaixo, que eventualmente se transformou no que conhecemos hoje como “ç” ou “cedilha”.

Essa mudança permitiu que as palavras fossem escritas de maneira mais fiel à sua pronúncia e contribuiu para a riqueza da língua portuguesa.

Ela é usada, principalmente, em termos de origem árabe, palavras com som de s após ditongo, sufixos aça, aço, iça, iço, uça e derivados de verbos que substituem o “r” pelo sufixo -ção.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias