Segredo sobre fundação de Goiânia remonta a 1933 e a prova é essa

Desvendamento, que surgiu em página dedicada à cultura de Goiás, está surpreendendo internautas

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. (Foto: Reprodução/ Brasil Travel News)

Uma publicação da página Goiás Tem História, no Instagram, deixou vários internautas surpresos ao revelar um segredo sobre a arquitetura da fundação de Goiânia, ainda na década de 1930.

Isso porque a postagem demonstrou, com imagens, como um dos pontos mais famosos da capital foi inspirado em outras três localizações internacionais: Karlshuge na Alemanha; Versailhes, na França; e Washington, nos Estados Unidos.

Trata-se da Praça Cívica, marco inicial da construção do município. Por meio de imagens aéreas, com uma angulação a partir do Palácio das Esmeraldas, é possível ver a semelhança com as cidades.

Vista aérea da Praça Cívica, a partir do Palácio das Esmeraldas. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

Uma das similaridades mais nítidas é com o Palácio de Versalhes, na cidade de Versalhes, França. Usando as árvores como referência, é possível fazer uma comparação com as avenidas Goiás, Araguaia e Tocantins, na capital goiana.

Cidade de Versalhes, na França. (Foto: Reprodução/Dicas Paris)

Já a segunda cidade é Karlshuge, na Alemanha. Fundada em 1715, a cidade possui um castelo bem ao centro do município, em uma área verde de formato circular.

Para o bom observador, é possível fazer um paralelo com a própria estrutura do Palácio das Esmeraldas, inserido no formato circular da Praça Cívica.

Karlshuge, cidade na Alemanha. (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Por fim, a Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos, localizada em Washington, foi a terceira inspiração para a construção de Goiânia.

Tendo a vista aérea frontal da edificação, é possível fazer o mesmo paralelo com as Avenidas Araguaia, Goiás e Tocantins.

Cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. (Foto: Reprodução/ Brasil Travel News)

Além disso, o formato circular do jardim também traz um paralelismo ao goiano que já tem a imagem da Praça Cívica gravada na cabeça.

Goiânia é uma cópia?

Respondendo a pergunta acima, não. Ao menos não exatamente.

Ao desenhar a capital goiana, em 1933, o arquiteto e urbanista italiano Attilio Correa Lima usou essas três cidades como uma referência para criar algo novo a partir delas.

Dessa forma, o município pôde ter uma característica única, baseada em elementos de outras cidades históricas mundo afora.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias