‘Vaquinha’ para ‘brasileiro herói’ na Irlanda arrecada mais de R$ 1 milhão

Caio Benicio interrompeu ataca a faca contra crianças no centro de Dublin, nesta quinta-feira (23)

Folhapress Folhapress -
Caio Benicio, brasileiro que interrompeu ataque a crianças na Irlanda. (Foto: Reprodução)

BOA VISTA, RR (FOLHAPRESS) – Uma arrecadação online juntou mais de 220 mil euros (cerca de R$ 1,18 milhão) para o brasileiro Caio Benicio, que interrompeu um ataque a faca a crianças no centro de Dublin nesta quinta-feira (23).

A agressão desencadeou um protesto violento na capital irlandesa por manifestantes anti-imigração que acreditam ter sido um estrangeiro o autor do ataque -as autoridades não confirmaram essa hipótese.

A arrecadação no site gofundme.com para o entregador brasileiro tem o título de “compre uma cerveja para Caio Benicio” e tinha uma meta de 200 mil euros -um usuário fez uma única doeção de 1.500 euros.

Outra vaquinha juntou 81 mil euros para um funcionário da escola que cuidava das crianças no momento do ataque e ajudou a mantê-las afastadas.

Uma das três crianças esfaqueadas na rua em frente à escola permanece em estado crítico, afirmou o ministro da Justiça da Irlanda nesta sexta-feira (24).

Além de não divulgar nacionalidade do agressor, as autoridades ainda não determinaram a motivação do ataque.

Benicio passava próximo a uma escola quando viu um homem começar a esfaquear cinco pessoas, três delas crianças, nesta quinta.

Por “puro instinto”, ele pulou da moto que guiava e acertou o agressor com seu capacete, evitando que o ataque continuasse.

“Não foi uma decisão que tomei, foi instinto puro, tudo acabou em segundos. Ele [o agressor] caiu no chão, eu nem vi aonde foi a faca, e outras pessoas intervieram”, afirmou à imprensa irlandesa.

Poucas horas depois do ataque, uma das principais vias de Dublin foi tomada por manifestantes anti-imigração sob o pretexto de que o autor do esfaqueamento era estrangeiro.

O transporte público foi suspenso na cidade após confrontos entre a polícia e os manifestantes, que bradavam slogans anti-imigração na rua O’Connell.

“Há um grupo de pessoas, bandidos, criminosos, que estão usando esse ataque terrível para semear divisão”, afirmou a ministra da Justiça, Helen McEntee.

Viaturas e ônibus foram queimados e lojas saqueadas no protesto violento, e a polícia prendeu 34 pessoar após os atos violentos.

“Parece que eles não gostam de imigrantes. Bem, eu sou um imigrante e fiz o que eu podia para tentar salvar aquela menina”, afirmou Benicio ao site The Journal, quando perguntado sobre os atos posteriores ao ataque.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.