Marcelo Daher explica formas de combater a dengue e tira dúvidas sobre vacina contra a doença

Preocupação da população cresce no começo de 2024, com mais de 9,5 mil casos registrados em menos de um mês

Davi Galvão Davi Galvão -
Imagem mostra agente averiguando possível foco de dengue. (Foto: Claudivino Antunes)

Com mais de 9.528 casos de dengue confirmados em Goiás em 2024 até o momento, de acordo com dados da própria Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a preocupação da população quanto à gravidade da doença cresce cada vez mais.

Em entrevista ao Portal 6, o médico infectologista Marcelo Daher explicou um pouco mais sobre a proliferação da doença e alguns mitos envolvendo a transmissão do vírus.

“Esse mosquito [Aedes aegypti] se reproduz rapidamente e facilmente em qualquer local com água. Então não necessariamente é preciso ser água parada ou água limpa”, afirmou.

Quanto ao uso de inseticidas, o médico explicou que, embora realmente funcionem com os mosquitos já adultos, trata-se apenas de uma solução temporária.

O profissional ainda deixou claro que a melhor forma de combater e dificultar a transmissão da doença é justamente evitando o acúmulo de água, que pode se dar em qualquer superfície, como vasos de planta, piscinas e até mesmo tampinhas de garrafa.

Com relação à vacinação contra a doença, Marcelo Daher afirmou que, por enquanto, o imunizante com o maior uso é a do laboratório Takeda e se trata em um antígeno de vírus vivo, que induz proteção contra todas as variantes conhecidas da doença.

O medicamento está disponível na rede privada para crianças acima de 04 anos até idosos de 60 anos, sendo que para pacientes mais velhos é recomendado acompanhamento médico.

“Na rede pública ela vai ser liberada já em fevereiro, inicialmente de forma exclusiva para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos”, comentou.

O médico ainda salientou que a vacina diminui a gravidade da doença e pode ser aplicada tanto em quem já teve dengue como também em quem nunca foi contaminado pela virose.

Em tempo 

Em todo o ano de 2023, foram 8.212 casos registrados. Diante dessa escalada constante observada em 2024, o Governo de Goiás anunciou que deve realizar visitas às residências da população para combater focos do Aedes aegypti, tempo necessário para que ovos depositados pela fêmea do mosquito se tornem insetos adultos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.