6 principais características que uma pessoa mentirosa possui

É preciso ter olhos bem atentos para pegar um falso no flagra e não cair nas armadilhas das enganações

Gabriella Licia Gabriella Licia -
pessoa mentirosa
Uma pessoa chateada durante a briga. (Foto: Ilustração/Pexels/Liza Summer)

Existem algumas características em comum que toda pessoa mentirosa apresenta e, com isso, fica mais fácil conseguir identificar um falso, mesmo que esteja à distância.

É preciso ter olhos bem atentos para pegar esse tipo de gente no flagra e não cair nas armadilhas que frequentemente aprontam. Afinal, ser enganado é uma das piores situações que podemos enfrentar.

Mestres em quebrar a confiança alheia e tentar tirar vantagens em diversas situações, as pessoas falsas não conseguem manter os personagens em todos os momentos. São nessas situações que fica mais fácil identificar o erro e se afastar imediatamente.

Ficou curioso e quer entender como eles agem? Então confira a lista abaixo e fique mais atento com quem está ao seu redor.

6 principais características que uma pessoa mentirosa possui:

1. Evitar o contato visual

Uma pessoa mentirosa faz o possível para evitar um contato visual direto durante uma conversa, talvez por se sentirem desconfortáveis ou ansiosas ao contar uma mentira.

Se você estiver conversando com alguém e ela não conseguir olhar no fundo dos seus olhos, saiba que há mentiras nessa história.

2. Mudanças na linguagem corporal

Expressões faciais, gestos e postura corporal podem revelar sinais de nervosismo, como tocar no rosto, mexer nas mãos ou agitar as pernas.

3. Respostas vagas

As pessoas mais falsas podem fornecer respostas evasivas ou vagas para evitar detalhes específicos que possam comprometer a própria história inventada.

4. Reação defensiva

Ao serem questionadas, essas pessoas podem reagir de maneira defensiva, tornando-se irritadas ou hostis como uma forma de desviar a atenção. Inclusive, é muito perceptível ver um traidor histérico, tentando se vitimizar e reverter a situação contra a vítima.

5. Mudanças na linguagem verbal

Alterações no tom de voz, gaguejar, falar muito rápido ou lentamente demais podem ser indicativos de que alguém está sendo desonesto.

6. Falta de detalhes

Pessoas mentirosas podem fornecer poucos detalhes ao contar uma história, pois detalhes adicionais podem ser mais difíceis de manter consistentes.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade