Biden condiciona relação EUA-Israel a mudança de posição de Tel Aviv em Gaza

Binyamin Netanyahu foi alertado para tomar ações concretas para lidar com ataques a civis e segurança humanitária

Folhapress Folhapress -
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. (Foto: Jack Marain/Thenews2/Folhapress)

FERNANDA PERRIN

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente Joe Biden alertou o primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu que a continuidade do apoio dos EUA depende de Tel Aviv tomar ações “específicas, concretas e mensuráveis” para lidar com ataques a civis, sofrimento humanitário e a segurança de trabalhadores humanitários em Gaza.

Biden afirmou ainda a necessidade de um cessar-fogo imediato para estabilizar a região, proteger civis inocentes e combater a crise humanitária na Faixa de Gaza.

Questionado sobre o que isso significa, o secretário de Estado, Antony Blinken, afirmou a jornalistas em Bruxelas que “se não virmos as mudanças que precisamos ver [por Israel], haverá mudanças na nossa política”.

A conversa entre os líderes ocorre após Israel atacar um comboio de ajuda humanitária da ONG World Central Kitchen (WCK), matando sete pessoas, na última segunda. A Casa Branca se disse “indignada” com a operação, que também gerou protestos dentro e fora de Israel.

“O Presidente Biden enfatizou que os ataques contra trabalhadores humanitários e a situação humanitária em geral são inaceitáveis. Ele deixou claro a necessidade de Israel anunciar e implementar uma série de medidas específicas, concretas e mensuráveis para abordar o dano aos civis, o sofrimento humanitário e a segurança dos trabalhadores humanitários”, afirmou a Casa Branca em nota sobre o telefonema.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade