Essas são as 4 marcas de café goianas com lotes reprovados pelo Ministério da Agricultura

Dentre as irregularidades, foram apontadas impurezas acima do limite legal e até a presença de matéria estranhas

Samuel Leão Samuel Leão -
6 motivos para tomar um cafezinho que até quem não gosta vai querer saber
(Foto: Reprodução/Samer Daboul/Pexels)

Quem não gosta de um bom cafézinho? Entre goianos, assim como na maior parte do Brasil, a consumo da bebida é muito difundido e faz até parte do dia-a-dia da população. Todavia, como qualquer alimento, certos parâmetros precisam ser respeitados para o consumo seguro.

Em um recente levantamento, feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foram descobertos lotes de 4 marcas de café goianas que não passaram pelo controle de qualidade.

Dentre as irregularidades, foram apontadas impurezas acima do limite legal e até a presença de matéria estranhas.

Os produtos listados foram o Café do Povo, cujo lote de número 003 continha impurezas que superavam o limite legal estabelecido, e também o Sultão, cujo lote de número 125 passou pelo mesmo problema.

As outras duas empresas citadas foram a Aladdin e a Bule Nobre – sendo a primeira tendo o lote de número 120 reprovado também pela presença de impurezas.

Esta última teve o lote 62 reprovado, no qual foram apontadas não apenas impurezas em níveis acima do permitido como também a presença de matérias estranhas.

Vale pontuar que, segundo a portaria do Mapa, as impurezas podem ser tanto cascas quanto pause outros detritos, que sejam provenientes do próprio produtor de café. Já as matérias estranhas englobam uma gama maior de elementos.

Dentre eles podem ser listadas sementes ou grãos de outras espécies vegetais, pedras, areia, torrões e sujeiras em geral, portanto, se tratando de uma irregularidade com maior potencial danoso ao consumidor.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade