Conheça a história de uma das primeiras universidades do Brasil, que nasceu em Goiás
Portal 6 irá reconstituir parte da história deste marco em comemoração ao Dia da Universidade - no dia 18 de janeiro


Em 2025, se completam 126 anos desde a inauguração da primeira universidade de Goiás, a chamada Academia de Direito de Goyaz, a 9ª em território nacional, que mais tarde evoluiria para Universidade Federal de Goiás (UFG).
Criada no dia 13 de agosto daquele ano, a instituição teve aval a partir do artigo 32 da Lei nº 186, mas foi instalada oficialmente somente cinco anos depois, no dia 24 de fevereiro de 1903.

Prédio da Faculdade de Direito cedido para Biblioteca Central. (Foto: Reprodução/UFG)
Apesar disso, em 1909, o governo estadual, à época presidido por Miguel da Rocha Lima, fechou a academia “provisoriamente”, retornando somente em 1915.
Foi assim que, em 10 de junho de 1915, foi criada a Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais, que também não durou muito tempo, visto que, em 1920, foi fechada novamente, após embates entre a direção e o corpo docente.
Uma nova reabertura aconteceu naquele mesmo ano, quando, em junho, a Faculdade de Direito do Estado de Goiás ressurgiu como uma ‘rival’ à altura de outras escolas de Direito do país, se consolidando somente em 1936, período em que passou a ser reconhecida em todo o território nacional.

Escola de Agronomia e Veterinária UFG, no Campus Samambaia, em 1960. (Foto: Reprodução/UFG)
Já por volta de 1945, a universidade colecionava outros cursos, como a Faculdade de Farmácia e Odontologia, Escola de Engenharia e uma gama de outras graduações, o que auxiliou na federalização da instituição em 1959, período em que a sede foi transferida do Setor Central de Goiânia para o Setor Leste Universitário, localização que se tornou definitiva.
Com este grande marco, logo no ano seguinte, sob a Lei nº 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek, foi criada e oficializada a Universidade Federal de Goiás (UFG), após a fusão de outras cinco universidades.

Presidente Juscelino Kubitscheck assinou em Goiânia a lei que instituiu a UFG. (Foto: Acervo Cidarq/UFG)
Onze anos depois, mais um avanço importante para a instituição: a criação do Campus Samambaia, localizado entre os bairros Itatiaia e Alice Barbosa, com a pedra fundamental colocada no dia 04 de maio de 1971, sendo que as primeiras unidades foram implantadas em 1973.
Hoje, 126 anos desde a inauguração da Academia de Direito de Goyaz, a, agora UFG, conta com mais de 109 cursos de graduação, além de pós-graduação, como mestrados, doutorados e mestrados profissionais.