Pai internado há meses conhece filha pela primeira vez por videochamada em hospital de Goiânia

Solução foi arquitetada pela equipe. Vínculo ajuda a melhorar processo de recuperação

Paulo Roberto Belém Paulo Roberto Belém -
Pai internado há meses conhece filha pela primeira vez por videochamada em hospital de Goiânia
Tecnologia permitiu encontro (Foto: Diculgação/Agir)

Coloque-se na situação de um pai, estando hospitalizado, que não pôde presenciar um dos momentos mais importantes da vida, que é acompanhar o nascimento de um filho. Pois bem, o caso de Ricardo Martins Cunha emociona por conta desta situação.

Estando há meses internado na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), em Goiânia, ele perdeu este momento. Mas, espera. A equipe da unidade deu “aquele jeito”.

Ciente da importância do encontro, mobilizou-se para tornar possível a conexão entre pai e filha. O primeiro “encontro” entre os dois foi através de uma videochamada. A pequena Cecília foi apresentada no colo da mãe e o papai pôde, enfim, vê-la pela tela de um dispositivo.

Os olhos marejados, as mãos trêmulas e o coração acelerado marcaram o encontro. Assim que a tela se iluminou, a emoção foi imediata. Do outro lado da tela, a esposa, Aline Rodrigues da Silva, também emocionada, compartilhava o momento de amor e cumplicidade.

“Agradeço a toda a equipe do HDS por conduzir com tanta sensibilidade um momento tão especial: o nascimento da Cecília e a oportunidade do Ricardo conhecê-la. Foi emocionante e inesquecível. Eu estava ansiosa e apreensiva, mas o carinho e a responsabilidade afetiva da equipe me deixaram tranquila e feliz com o resultado”, revelou.

Vínculo que ajuda

Para a psicóloga Vanuslândia Maia, que acompanhou o encontro, momentos como esse reforçam a importância do vínculo familiar no processo de recuperação. “A vida segue, e esse tipo de experiência nos mostra como é essencial manter essa conexão, mesmo diante das adversidades”, avaliou.

Segundo o HDS, histórias como essa ocorrem diariamente, reforçando o compromisso com a humanização do atendimento. São essas ações que mostram que, mesmo à distância, o amor e o cuidado são capazes de transformar vidas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.