A pergunta que nunca foi respondida: por que a TV Globinho saiu do ar?
Descobrimos o motivo que provocou a real saída do programa infantil da grade da TV aberta e nunca mais voltou


Nos anos 2000, a TV Globinho ficou famosa por se tornar o programa de desenhos infantis mais assistido durante a semana nas manhãs da grade aberta de transmissão da TV Globo.
Por um longo período, a TV Globinho foi símbolo de felicidade nas manhãs de milhares de crianças brasileiras.
O programa teve exibição pela TV Globo entre os anos de 2000 e 2015, a atração marcou gerações com séries e desenhos animados consagrados que marcaram época.
No entanto, em 2015 a Rede Globo de Televisão anunciou que a TV Globinho estaria chegando ao fim.
Assim, a extinção definitiva do programa matinal gerou polêmica e deixou um questionamento no ar: Afinal, por que a TV Globinho saiu da programação?
A pergunta que nunca foi respondida: por que a TV Globinho saiu do ar?
Com o anúncio do fim da TV Globinho, a jornalista e ex-apresentadora do Jornal Nacional, Fátima Bernardes, ganhou um programa exclusivo na emissora que ocupou o horário da atração matinal.
Assim, internautas brincaram que a apresentadora ficou marcada como a “possível responsável” pelo fim do programa. Em resposta, Fátima alegou que não teve envolvimento com o assunto e que estava em mudança de carreira do jornalismo para o entretenimento.
“Não fui eu não, gente. Eu só queria fazer o meu programa e o único lugar que puseram foi ali”, garantiu a apresentadora, em entrevista à revista Quem.
A resposta
De acordo com nota divulgada pela Central Globo de Comunicação na época, a resposta envolve uma série de fatores internos da emissora, estratégias comerciais e mudanças no comportamento da audiência do público pela manhã. Assim, o comunicado trouxe que a decisão foi motivada por uma reestruturação do conteúdo matinal. A emissora buscava ampliar a presença de atrações femininas e jornalísticas durante esse período, mirando principalmente o público adulto.
Os fatores bastidores publicitários, audiência e concorrência pesaram na decisão. Conforme resolução nº 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) aprovada em 2014, é proibida a veiculação de propagandas direcionadas ao público infantil em todos os meios de comunicação.
A nova diretriz fez com que o departamento técnico repensasse a transmissão da TV Globinho pois manter anúncios publicitários em uma atração infantil renderia punições às emissoras.
“Considera-se abusiva, em razão da política nacional de atendimento da criança e do adolescente, a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço”, diz um trecho da resolução.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!