Goiânia abre licitação de R$ 5,2 milhões para recuperar trecho da Avenida T-63

Intervenção será em um segmento de aproximadamente 2 km, que liga a Avenida C-107 e a Praça Wilson Sales

Ícaro Gonçalves Ícaro Gonçalves -
Avenida T-63
Trincas e ondulações tomam conta da avenida, em Goiânia (Imagem: Captura de tela/Google Maps)

A Prefeitura de Goiânia abriu um edital de concorrência eletrônica para o serviço de recapeamento asfáltico de um trecho da Avenida T-63, entre os bairros Jardim América e Nova Suíça.

O anúncio foi feito pelo prefeito Sandro Mabel (UB), em entrevista à Rádio Interativa. Segundo o prefeito, a previsão é de que as obras comecem até no mês de novembro.

“Todo dia que eu passo ali, eu fico irritado com aquela buraqueira que está no asfalto. É da Nova Suíça até o Cascavel, lá embaixo”, disse, durante a entrevista.

O valor máximo previsto para a contratação é de R$ 5,2 milhões, com recursos provenientes de um contrato de repasse firmado entre o município e a União.

A intervenção será em um trecho de aproximadamente 1,98 quilômetro, que liga a Avenida C-107 e a Praça Wilson Sales. A estimativa é que a área que receberá o pavimento tenha cerca de 42,7 mil m².

Asfalto deteriorado ao longo dos anos

O trecho apresenta diferentes sinais intensos de deterioração, incluindo trincas, deformações, ondulações e buracos, além do desgaste da sinalização horizontal.

O diagnóstico também identificou trincas conhecidas como “couro de jacaré”, deformações severas e pontos de escorregamento do revestimento asfáltico.

A solução prevista inclui a retirada mecanizada de sete centímetros da camada existente por meio de fresagem contínua. Depois, será aplicado concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), enquanto as áreas destinadas às paradas de ônibus receberão pavimento rígido com placas de concreto armado.

O projeto executivo ressalta que a intervenção foi elaborada a partir de levantamento visual do pavimento e não contou com sondagens profundas, ensaios deflectométricos ou contagem atualizada do tráfego.

Por isso, os quantitativos são considerados estimativos e a empresa contratada deverá fazer o levantamento topográfico e cadastral detalhado antes do início dos trabalhos.

A Prefeitura prevê quatro meses, ou 120 dias corridos, para a execução dos serviços após a emissão da ordem de serviço. O contrato, porém, terá vigência total de dez meses.

A última vez que a via recebeu recapeamento completo foi entre 2012 e 2013. Desde aquele período, foram feitas apenas intervenções pontuais, com serviços de tapa-buraco, para manutenção do pavimento.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Ícaro Gonçalves

Ícaro Gonçalves

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.