Novas Regras – Saiba como calcular o PIS 2016

Da Redação Da Redação -

O governo federal anunciou o novo calendário do PIS 2016. Segundo o cronograma, os pagamentos começam a ser efetuados em Julho de 2016 e terminam em Março de 2017. Este ano, passa a valer também as novas regras de recebimento. Confira o que você precisa para receber o abono este ano:

  • Ter no mínimo 5 anos de cadastro no PIS
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base anterior (sem interrupções)
  • Ter recebido média salarial mensal de até dois salários mínimos

Em geral essas são as regras comuns de todos os anos. A principal mudança fica por conta de um item que está pegando muita gente de surpresa e gerando muitas dúvidas:

  • O pagamento será proporcional aos meses trabalhados

Com essa mudança, o trabalhador só receberá o PIS pelo tempo que ele trabalhou no ano base anterior. Ou seja, se uma pessoa X trabalhou 5 meses no ano de 2015, vai receber apenas o proporcional a 5 meses do PIS completo que seria o total de um salário mínimo.

Confira a Data de pagamento do PIS 2016

Nesta mesma lógica, quem trabalhou apenas 1 mês vai receber apenas 1/12 e assim por diante. Só vai receber o valor total disponível (1 salário mínimo), quem trabalhou o ano base 2015 completo. Vale a pena ficar atento para não se confundir.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.