Marconi, Iris, Daniel Vilela, Maguito, Demóstenes e Mabel na delação da Odebrecht

Documento tornado público por decisão do ministro Edson Fachin cita o total de sete políticos goianos e licitações de duas grandes obras no estado

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Divulgada na noite desta desta terça-feira (11), a lista em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autoriza investigação a diversos políticos do Brasil – como o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) e o pai dele, o ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela (PMDB) – traz também o nome dd outros cinco goianos.

Todos eles foram citados nos depoimentos de delação premiada de ex-diretores da empreiteira Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato.

Fachin também autorizou a investigação de 09 ministros, 29 senadores e 42 deputados

Providências

Como não têm foro privilegiado, os nomes do governador Marconi Perillo (PSDB), do atual prefeito de Goiânia Iris Resende (PMDB), do ex-prefeito de Trindade Ricardo Fortunato, do ex-senador Demóstenes Torres e do ex-deputado federal Sandro Mabel (PMDB) foram remetidos pelo ministro Edson Fachin à Justiça Federal comum.

Mesma decisão ele determinou a investigação da licitação da reforma e ampliação do Aeroporto Santa Genoveva e de integração da ferrovia Oeste-Leste.

O teor que motivou a autorização e os pedidos de investigações não foi informado, mas deve ser conhecido nos próximos dias.

Outro Lado

Em nota conjunta, o deputado Federal Daniel Vilela, e o pai Maguito Vilela, disseram que estão tranquilos e acreditam no arquivamento da ação.

As campanhas de Maguito Vilela, em 2012, e de Daniel Vilela, em 2014, foram feitas inteiramente com recursos contabilizados conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aprovadas pela Justiça Eleitoral. As prestações de contas estão disponíveis no site do TSE. Maguito e Daniel afirmam que nunca estiveram com os delatores, nunca falaram com eles e sequer os conhecem. Ambos refutam qualquer acusação. Informam ainda que não foram notificados das investigações do Supremo Tribunal Federal e que estão tranquilos e convictos de que a ação será arquivada porque não tem qualquer lastro na realidade.

O prefeito de Goiânia Iris Resende disse ter recebido a notícia com estranheza e que também está tranquilo quanto ao pedido de investigação. Já o governador Marconi Perillo esperará conhecer o teor da ação para se pronunciar.

Ricardo Fortunato, Sandro Mabel e Demóstenes Torres não foram encontrados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.