Anápolis terá “Dia D” contra sarampo em 21 postos de vacinação

Ação será neste sábado (19) e atendimentos ocorrerão até às 17h

Rafaella Soares Rafaella Soares -

O sarampo foi considerado uma doença erradicada no Brasil em 2016, mas essa situação mudou em 2018 e o alto índice de casos registrados apenas neste ano em todo o país são alarmantes.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promove neste sábado (19) um “Dia D” para imunizar contra o sarampo as crianças de seis meses a cinco anos.

Ao todo, os servidores estarão em 21 postos de vacinação, das 08h às 17h, para atender aqueles que não conseguem se deslocar até as unidades básicas de saúde durante a semana para receber as doses.

Segundo a Gerência de Imunização, da Prefeitura de Anápolis, as crianças menores de cinco anos são o grupo de risco pois apresentam maiores chances de desenvolverem complicações ao terem a doença, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e até a morte.

Apesar do foco infantil, a vacina, bem como a tetravalente – que evita também a catapora, são aplicadas na rede pública o ano todo, em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos.

A primeira etapa da campanha ocorrerá até o dia 25 de outubro, enquanto a segunda será de 18 e 30 de novembro.

Sintomas

O sarampo é uma doença infecciosa grave que pode ser fatal. Causada por um vírus, a transmissão acontece quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas, sendo que a única forma de evitar o contágio é por meio da vacina.

Os principais sintomas do sarampo são febre persistente acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em três e cinco dias também podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás da orelha que se espalham pelo corpo.

Veja os postos de vacinação abertos no DIA D

Residencial Arco-Íris
Jardim Arco Verde
Bairro de Lourdes
Bairro das Bandeiras
Bairro Calixtolândia
Vila Fabril
Conjunto Filostro Machado
Jardim Guanabara
Jardim Suíço
Bairro JK
Setor Industrial Munir Calixto
Parque Iracema
Parque dos Pirineus
Bairro Recanto do Sol
Bairro São Carlos
Bairro São José
Bairro São Lourenço
Bairro Santo Antônio
Bairro Jundiaí (Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury Jr.)
Vila União
Vivian Parque
Distrito de Joanápolis
Distrito de Interlândia
Distrito de Goialândia
Distrito de Souzânia
Povoado de Branápolis

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade